segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Construção de Parque Solar no Ceará vai gerar mais de 700 empregos


O Complexo Solar Fotovoltaico Lagoinha será instalado no município de Russas, no Ceará, criando mais de 700 empregos diretos e indiretos, com previsão de entrada em operação para o segundo trimestre de 2025. O empreendimento abrange uma área de 304 hectares e tem como objetivo gerar energia solar, com capacidade de geração de 370.000 MWh/ano, podendo abastecer até 240 mil residências. 

Na cerimônia de abertura das obras, o secretário executivo de Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Joaquim Rolim, ressaltou que o governador Elmano de Freitas está dando atenção especial aos temas de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde, reconhecendo sua importância estratégica e trabalhando junto com a SDE, liderada pelo secretário Salmito Filho, para promover o desenvolvimento econômico da região com sustentabilidade.

O Complexo Solar Fotovoltaico Lagoinha é o primeiro projeto solar greenfield da CGN Brasil, e contará com um investimento de R$650 milhões. O CEO da CGN Brasil, Yao Zhigang, afirmou na ocasião que o parque trará benefícios não apenas para a empresa, mas também para toda a região, trabalhando de maneira integrada com o governo do Ceará e o município de Russas para contribuir com a geração de energia limpa para o Brasil.  

O prefeito de Russas, Sávio Gurgel, também estava presente no evento de início das obras e, ressaltou os significativos investimentos da empresa no projeto impulsionando a economia e o desenvolvimento sustentável da região.

Sobre a CGN Brasil 

A CGN Brasil nasceu em 2019 como a plataforma de investimento em geração de energia limpa do Grupo CGN no país, que atualmente possui sete usinas eólicas e duas usinas solares que juntas somam uma capacidade de mais de 1.444 Megawatts de geração, tornando a CGN Brasil uma das dez maiores geradoras de energia renováveis do Brasil. 

Últimas notícias