terça-feira, 11 de setembro de 2018

TSE aprova envio de forças federais para Juazeiro do Norte e outros quatro municípios cearenses

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) de envio de forças federais para reforçar a segurança das eleições em Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, votou favorável ao pedido na sessão plenária administrativa desta terça-feira, 11, e foi acompanhada pelos demais ministros da Corte. Na mesma sessão, o TSE aprovou o envio de tropas federais para quatro municípios do Mato Grosso do Sul.

Pedido do TRE-CE

Na sessão do último dia 22 de agosto, presidida pela desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, os juízes da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará aprovaram, por unanimidade, o envio do pedido de forças federais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para cinco municípios cearenses com mais de 100 mil eleitores (Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral). O procurador regional eleitoral, Anastácio Nóbrega Tahim Junior, apresentou manifestação favorável à demanda.

O governador do Estado, Camilo Santana (PT), pronunciou-se acerca da decisão do TRE de requisitar forças federais para complementar a segurança do pleito de 2018. “O entendimento do Governo do Estado do Ceará é de que a segurança dos cidadãos é tarefa árdua, diária e impõe a união de todas as forças vivas da população. Por isso, consideramos adequada qualquer nova iniciativa que venha somar-se aos nossos esforços e ampliar a capacidade das forças de Segurança do Estado para cumprir sua difícil missão de garantir a segurança ao povo cearense”, afirmou.

(O Povo)

Últimas notícias