![]() |
| Operários devem entregar a obra até a dezembro. (Foto: Roberto Bulhões) |
O Governo do Estado acelerou as obras da construção da adutora emergencial de engate rápido que vai conduzir água do açude dos Carneiros até a cidade de Caririaçu. Os 13 quilômetros previstos de encanação, além de dois reservatórios para armazenar e elevar a água para subir a serra de São Pedro, metade dos serviços está pronto. Nesta terça-feira (7), a encanação chegou na altura do sítio Cidade e segue margeando a rodovia que liga Caririaçu a Juazeiro do Norte. As previsões é que a adutora entre em funcionamento pra valer até o final do ano.
A adutora está sendo montada com canos de 200 milímetros, possuirá duas elevatórias potentes, que, em funcionamento, vai injetar água suficiente na estação de tratamento na sede do município, para distribuição com os consumidores. O investimento do Governo do Estado gira em torno de R$ 3.200.000,00.
A empresa Cosampa Projetos e Construções Ltda, garante que entregará a obra no prazo determinado que é no final do próximo mês. As previsões da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - Cogerh, responsável pelo monitoramentos dos açudes no Ceará, são de que o abastecimento de água em Caririaçu entrará em colapso no próximo mês, caso a adutora não esteja pronta.
O açude São Domingos que vem abastecimento a cidade há vários anos, está com menos de 10% de sua capacidade e, em alguns bairros, o abastecimento vem sendo feito com caminhões pipas. Segundo o prefeito João Marcos, a população de Caririaçu está confiante na conclusão da adutora emergencial, que chega na hora certa. O prefeito disse ainda que a adutora definitiva já foi licitada e deve demorar uns dois anos para ficar pronta. Enquanto isso, a adutora emergencial, a exemplo do que já acontece em outros municípios, será muito importante para que os caririaçuenses não fiquem sem água.
