Durante a programação carnavalesca, equipes da Secretaria Municipal das Mulheres e da Procuradoria vão realizar ações educativas voltadas à conscientização sobre violência moral, psicológica, assédio e importunação sexual. As atividades incluem a distribuição de material informativo para mulheres e homens, além da atuação em pontos estratégicos como a Praça do Ferreira e o Aterrinho da Praia de Iracema, onde funcionará um ponto fixo do Centro de Referência da Mulher para atendimento psicossocial às vítimas de violência.
A secretária municipal das Mulheres, Fátima Bandeira, destacou que a parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara vem sendo construída desde a criação oficial da Secretaria e se consolida neste período carnavalesco. “Desde a criação oficial da Secretaria, em abril, iniciamos uma parceria sólida com a Procuradoria da Mulher da Câmara. Temos desenvolvido diversas ações ao longo do ano, e no carnaval não seria diferente. Estaremos juntas em todos os principais polos, orientando e acolhendo mulheres que, eventualmente, possam ser vítimas de violência”, destacou.
Para a procuradora especial da Mulher da Câmara de Fortaleza, vereadora professora Adriana Almeida (PT), a parceria amplia o alcance das políticas de proteção feminina em um período que exige atenção redobrada. “O carnaval é um momento de alegria, de ocupação das ruas, mas também de reafirmação do respeito. Não é não. Precisamos dialogar sobre limites e garantir que as mulheres possam brincar em paz, sem assédio ou importunação”, afirmou.
Adriana ressaltou ainda que a Procuradoria estará presente nos polos principais do pré-carnaval e do carnaval, oferecendo atendimento direto às mulheres, por meio da orientação jurídica e psicossocial, fortalecendo o acolhimento e o acesso à rede de proteção.
Serviço – Procuradoria Especial da Mulher
A Procuradoria Especial da Mulher atende de segunda a sexta-feira. No mês de janeiro, o horário é de 8h às 13h, na sede da Câmara de Fortaleza (Rua Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante). O contato também pode ser feito pelo telefone e WhatsApp (85) 3444-8452.
