segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Hora de Plantar 25/26: agricultores familiares de quatro regiões do Ceará recebem sementes


As sementes do Projeto Hora de Plantar safra 2025/2026 começaram a ser entregues às regiões Cariri, Centro Sul, Serra da Ibiapaba e Maciço de Baturité. Na sequência, o cronograma alcançará as demais regiões do Estado (Inhamuns, Região Norte, Sertão de Crateús, Sertão Central, Litoral Leste e Vale Jaguaribe e Região Metropolitana), com encerramento previsto até 31 de janeiro. Os investimentos são de R$ 36 milhões.
A expectativa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará (SDA) para a safra 2025/2026 é atender mais de 180 mil agricultores em 182 municípios do estado (exceto Fortaleza e Eusébio). Na 39ª edição do projeto, serão distribuídas sementes de feijão (130 toneladas), milho híbrido (2,5 mil toneladas), milho variedade (540 toneladas), sorgo forrageiro (250 toneladas), algodão (15 toneladas), capim massai e Mombaça (20 toneladas), mudas de cajueiro anão (408 mil), mudas de aroeira (5 mil), mudas de sabiá (50 mil), 6 mil m³ de maniva e 6 milhões de raquetes de palma forrageira e 14 mil litros de biodefensivos voltados para o algodão.

Hora de Plantar

O Projeto Hora de Plantar proporciona incrementos significativos da produtividade agrícola e, consequentemente, no aumento na renda e na segurança alimentar de inúmeros cearenses. O projeto é financiado pelo Governo do Ceará, com recursos do Tesouro Estadual.

Em 2021, através da Lei Ordinária nº 17.534, o projeto tornou-se uma Política Pública de Estado destinada ao fomento à produção rural de forma perene, proporcionando resultados socioambientais e econômicos relevantes para o agricultor familiar.

A operacionalização e assistência técnica do Hora de Plantar ficam a cargo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em parceria com as secretarias e sindicatos municipais.

Últimas notícias