sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Câmara de Fortaleza retoma os trabalhos para o segundo semestre de 2025

Mateus Dantes/Divulgação CMFor


A Câmara de Fortaleza realizou nesta sexta-feira (1º), a solenidade de abertura do segundo período legislativo de 2025, marcando oficialmente o reinício das atividades parlamentares. Presidida pelo vereador Leo Couto (PSB), a cerimônia reuniu vereadores, secretários e autoridades no Plenário Fausto Arruda.

O momento destacou o papel fundamental do Legislativo na escuta da população, no debate democrático e na construção de políticas voltadas ao fortalecimento da cidadania e à melhoria da qualidade de vida dos fortalezenses. Em seu discurso, o presidente da Casa, vereador Leo Couto, ressaltou a importância da harmonia entre os poderes, o compromisso com a população e a implementação de processos que modernizam e aprimoram o funcionamento da instituição.

“Muito feliz de estarmos iniciando novamente as atividades na Câmara, juntamente com os colegas vereadores. É um momento importante, no qual também traçamos o planejamento e as metas para esse segundo semestre. A ideia é que a tecnologia, a inclusão e as questões ambientais estejam entre as pautas prioritárias nos próximos meses”, afirmou o presidente.

Durante sua fala, Leo Couto também pontuou iniciativas que irão nortear os trabalhos do segundo semestre, como:Espaço Evoluir: ambiente dedicado ao acolhimento de crianças autistas e suas famílias;
CMFor360: ampliação da plataforma digital para todos os setores da Câmara;
Câmara nos Bairros: projeto de aproximação entre o Legislativo e a população;
Plano Diretor: foco na definição das diretrizes para o crescimento urbano da cidade;
Modernização da estrutura da Casa, com uso de tecnologia para dar celeridade aos processos;
Fortalecimento das pautas ambientais, com regras mais rígidas quanto às desafetações.

Ao final, o presidente destacou o diálogo estabelecido com o prefeito Evandro Leitão (PT) e demais vereadores ao longo do primeiro semestre. Entre as conquistas, ressaltou a revogação da taxa do lixo e a aprovação da reforma administrativa, que concedeu maior autonomia às regionais, medidas consideradas avanços significativos para a cidade.

O prefeito Evandro Leitão (PT), presente à solenidade, apresentou balanço de gestão e reforçou seu compromisso:

“A gente precisa fazer essa prestação de contas, e nada melhor do que na Casa do Povo, com os representantes da população fortalezense. Nós, que ocupamos espaços de decisão, precisamos compreender a responsabilidade que temos. Quero marcar uma gestão que escute a todos, não com obras faraônicas, mas com respeito à população. Esse é o legado que quero deixar. Agradeço a oportunidade de representar Fortaleza. Me sinto com mais energia para superar e enfrentar os desafios, talvez os maiores da minha trajetória, e vocês podem ter certeza de que, durante esses quatro anos, quero governar para quem mais precisa”, declarou o prefeito.

Rede municipal de ensino inicia segundo semestre letivo com acolhida e entusiasmo


Nesta sexta-feira, 1º de agosto, a Rede Municipal de Ensino deu início ao segundo semestre letivo de 2025. As escolas, junto aos gestores e professores, prepararam atividades especiais para receber os alunos da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), fortalecendo os vínculos e garantindo um retorno acolhedor e motivador.

Durante a semana que antecedeu a volta às aulas, professores e gestores participaram de encontros formativos, voltados a alinhar práticas pedagógicas e estratégias de ensino. Os momentos de formação ofereceram orientações importantes para o planejamento do semestre, sempre com foco no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

As atividades de acolhida foram pensadas para que todos os estudantes se sentissem bem-vindos e motivados, e incluíram decoração com balões, alongamento, dinâmicas, brincadeiras e rodas de conversa. Os alunos retornaram às aulas com entusiasmo para retomar os estudos e reencontrar colegas e educadores.

Em cumprimento da lei municipal, e com o intuito de garantir a segurança e organização, os portões das escolas foram abertos 15 minutos antes do início das aulas. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) para o segundo semestre letivo é manter o compromisso com uma educação de qualidade, valorizando o acolhimento, o preparo dos profissionais e o bem-estar dos estudantes.

Crato se prepara para início das obras do Canal do Rio Grangeiro e realiza mudanças no trânsito



A Prefeitura do Crato já está nos preparativos para receber uma das maiores obras de infraestrutura urbana dos últimos anos: a requalificação do Canal do Rio Grangeiro. Com a previsão de início das intervenções nas próximas semanas, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) já iniciou adequações no tráfego da cidade, nas vias de acesso ao canal, para garantir maior fluidez e segurança durante o período da obra.

Duas importantes vias da região central do município começaram a operar em sentido único, nesta quinta-feira, 31. São elas:

Na Rua Zacarias Gonçalves, o sentido único permitido é da Rua André Cartaxo (antes da Unirim) para a Avenida Teodorico Teles (semáforo do posto Cowboy);

 Na Rua André Cartaxo, sentido único da rotatória do bairro Palmeiral em direção ao Edifício Kariri Blue Tower.

De acordo com o gerente de Educação para o Trânsito do Demutran, Bosco Souza, a mudança é necessária diante da complexidade e extensão da obra. "Essas alterações são fundamentais para garantir melhor fluidez no trânsito e minimizar os impactos à mobilidade urbana enquanto acontecem os serviços no Canal do Rio Grangeiro", destacou.

A Prefeitura reforça que a população deve estar atenta à nova sinalização e orientações dos agentes de trânsito nas áreas modificadas. Nesta quinta-feira, 31, agentes do Demutran estiveram nos locais, com ação educativa junto aos condutores e também com cones de sinalização. Informações adicionais sobre rotas alternativas e detalhes da obra serão divulgadas nos canais oficiais do município, em breve.

A requalificação do Canal do Rio Grangeiro representa um passo importante para a segurança e o desenvolvimento urbano do Crato, beneficiando diretamente moradores e comerciantes das áreas centrais da cidade.


Prefeito Evandro Leitão abre semestre letivo entregando salas climatizadas e comendo pratinho na merenda

Tainá Cavalcante/Ascom


O prefeito Evandro Leitão participou, nesta sexta-feira (1º/8), da abertura do semestre letivo na Escola Municipal Cristo Redentor, localizada no bairro de mesmo nome. A unidade faz parte do conjunto de 71 escolas que recebem climatização em agosto, dentro da política municipal de universalização da climatização na rede pública, que terá 100% das unidades contemplados até 2028.

O retorno às aulas também marcou a reformulação do cardápio escolar. Com a inclusão diária de proteínas, a merenda passa a oferecer o tradicional "pratinho cearense", valorizando a cultura regional na alimentação dos alunos.

Além destas, o prefeito Evandro destacou outras melhorias implementadas na educação municipal por meio do programa Fortaleza Educa."Estamos investindo fortemente na climatização das unidades", destacou também o prefeito (Fotos: Beatriz Boblitz)

"Desde que assumimos a Prefeitura de Fortaleza, temos buscado melhorias para toda a rede de educação. Fortaleza foi a primeira capital do Brasil a anunciar o reajuste do piso dos professores. Ampliamos o número de vagas em creches. Reformulamos o cardápio escolar com acompanhamento de nutricionistas e estamos investindo fortemente na climatização das unidades. Antes, apenas 15% das escolas eram climatizadas; agora, já alcançamos 30%, com 71 novas unidades".

Evandro ressaltou a reformulação do Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed). A partir de 2026, a premiação será destinada aos profissionais da escola vencedora, independentemente da disciplina ou da série em que lecionam. Cada profissional premiado receberá R$ 5 mil.

"Estamos também ampliando a valorização dos profissionais da educação. Antes, apenas as escolas eram premiadas. Agora, vamos premiar professores, diretores e servidores, como forma de reconhecimento e incentivo ao comprometimento com os resultados", concluiu Evandro.

Novo fardamento e participação estudantil

Outro destaque para este segundo semestre é o concurso que definirá os novos uniformes escolares. Os próprios alunos participarão da escolha, contribuindo para a construção da identidade visual da rede. "O edital já está pronto, apresentei ao prefeito a sugestão. Teremos duas fases: na primeira, um corpo técnico especializado selecionará as melhores propostas. Na segunda, acontecerá um evento no Centro de Eventos com três mil estudantes, onde os alunos votarão de forma interativa. Será algo bem moderno e diferente, com desfile de moda e os estudantes vão apresentar os modelos na passarela", explicou o secretário municipal da Educação (SME), Idilvan Alencar.

Serão escolhidos quatro modelos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Física.

Recepção nas escolas

Emiran Campelo, diretora da Escola Municipal Cristo Redentor, comentou a recepção das novidades pelo corpo docente e pelos estudantes.

"Foi um momento de muita alegria para todos nós, porque essa escola era bem quente antes da climatização. Então, era um desejo de toda a equipe, uma solicitação constante nos nossos encontros. Inclusive, era uma reivindicação frequente dos professores, algo por que eles sempre lutaram".

"E tem mais: quando começamos a anunciar a mudança no cardápio, comentando que uma das opções de lanche seria o pratinho, eles os alunos ficaram animados, sabendo que em breve vão estar degustando a nossa delícia de pratinho", concluiu a diretora.

Manifesto em favor da economia e do povo do Ceará


Em respeito a todos os  cearenses, repudio a unilateralidade do Governo dos EUA, cujo resultado será de perda de empregos,  desmonte de cadeias produtivas e desconstrução de setores que demoraram anos para montar a logística necessária a fim de estruturar suas operações. 

O estado do Ceará tem surpreendido o Brasil com convergências que construíram a melhor educação pública do país, além de um turismo competitivo, uma infraestutura cuja evolução é inegável, um debate democrático civilizado, uma integração entre poder público e iniciativa privada pautada no republicanismo, o surgimento de líderes nacionais e outros frutos que somente podem nascer em terras que priorizam a vontade coletiva em detrimento da pessoal. 

Atitudes que se refletem em um mercado saudável e pujante, agregador e voltado para nossas necessidades de crescimento, só são possíveis em ambiente de paz, inclusive comercial. Porém o Brasil, exímio e inquestionável defensor do multilateralismo, é penalizado por um tarifaço em virtude do voluntarismo do Presidente americano que, motivado por razões incompreensíveis sanciona o país, atingindo de forma cruel um estado pobre que luta há décadas para entregar o melhor para seu povo. 

Relações diplomáticas devem ser fundamentadas em diálogo e técnica. Jamais na chantagem e opressão. O Ceará é parte de uma nação lutadora, de uma brava gente, com separação entre poderes, com história de superação e não baixará a cabeça jamais para a injustiça, o autoritarismo e os ataques a sua soberania e sua gente.

Portanto, somo minhas forças ao Estado, à União, ao setor produtivo e a diversas instituições, para defender os setores mais atingidos, a exemplo de pescados, castanhas de caju, água de côco, cera de carnaúba, couros e calçados, para encontrar soluções. Porque não aceitamos ameaças. Nunca.


Deputado Romeu Aldigueri

Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará

Governo Lula prepara R$ 36 milhões para Crato, Juazeiro e Barbalha em ação inédita para Saúde


O Governo Federal anunciou, por meio do novo PAC Saúde, um conjunto de investimentos que somam mais de R$ 36,7 milhões para os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Trata-se de um volume inédito de recursos destinados simultaneamente às três cidades que formam o eixo urbano do CRAJUBAR, no Cariri cearense — uma das regiões mais populosas do interior do Nordeste.

As obras contemplam unidades básicas de saúde, equipamentos de telessaúde, serviços de saúde mental e uma nova policlínica regional.

Confira os investimentos por município:

Juazeiro do Norte — R$ 30 milhões

Construção de uma Policlínica Regional, voltada ao atendimento de média complexidade e oferta de diversas especialidades médicas. Este é um dos maiores investimentos em saúde já feitos no município nos últimos anos.

Crato — R$ 3,8 milhões

Implantação de um novo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e aquisição de equipamentos de teleconsulta, ampliando o atendimento em saúde mental e a integração tecnológica no SUS local.

Barbalha — R$ 2,9 milhões

Construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e aquisição de equipamentos de telessaúde, para facilitar o acesso da população a atendimentos remotos e diagnósticos à distância.

Articulação política foi decisiva

O avanço das obras e liberação dos recursos foi possível graças à articulação coordenada entre o Governo Federal e lideranças do Ceará. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem reforçado a prioridade em fortalecer o SUS com base territorial e resolutiva.

No Ceará, a execução das obras conta com o apoio do governador Elmano de Freitas, do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e do deputado federal José Guimarães, líder do governo na Câmara. Também participa da articulação o ministro da Educação, Camilo Santana, com base na região do Cariri.

Além da força política institucional, o alinhamento entre os governos federal, estadual e municipal foi apontado como fator determinante para a aprovação técnica dos projetos e inclusão das cidades no eixo prioritário do PAC.

CRAJUBAR no centro da política de saúde

A decisão de contemplar simultaneamente os três municípios do CRAJUBAR — algo inédito nas últimas décadas — fortalece a integração regional da saúde pública no Cariri, região que atende não apenas os moradores locais, mas populações de cidades vizinhas e de estados próximos.

Além de ampliar a rede física do SUS, os projetos incluem modernização digital e avanços no atendimento à saúde mental, uma das áreas mais afetadas no pós-pandemia.

Governador Elmano de Freitas faz pronunciamento sobre impacto do “tarifaço” dos EUA

O governador Elmano de Freitas realizou, nesta quinta-feira (31), pronunciamento sobre o impacto à economia cearense diante do tarifaço de 50% imposto ao país pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No vídeo, o chefe do Executivo estadual enfatizou que as ações serão realizadas em parceria com o Governo Federal, por meio de tratativas envolvendo o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin; e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com quem ele se reunirá amanhã, em Brasília; além do setor produtivo do Ceará e o secretariado estadual.





“Neste momento difícil, estou ao lado das nossas empresas e dos nossos produtores, do maior ao mais humilde, para minimizar os impactos nos seus negócios e para que os empregos dos cearenses sejam preservados”, frisa Elmano de Freitas, que considera um absurdo e injustificável o aumento das tarifas impostas pelo governo americano.

Nesta quinta-feira, o governador se reuniu com a Casa Civil, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para discutir as primeiras medidas. Entre elas estão a determinação para encontros individuais, ainda nesta data, com os setores mais atingidos, como o de pescados, castanha de caju, água de coco, cera, couros e calçados. “Queremos ouvir um a um, e compartilharmos cada decisão”, disse.

O governador também informou que mantêm contato com as superintendências da Receita Federal e do Ibama no Ceará, bem como do Porto do Mucuripe, para uma união de forças que possibilite agilidade no desembaraço do envio de mercadorias para os EUA, antes do início da cobrança das novas tarifas, previstas para o próximo dia 6. As tratativas pelo fortalecimento de novos mercados será outra frente de atuação que Elmano se dedicará, reunindo-se com o Consulado da China.

“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que nossos produtores e nossa economia não sofram tantas consequências”, assegurou.

Compra de mercadorias
Elmano de Freitas também anunciou que estuda comprar mercadorias dos produtores cearenses, principalmente perecíveis, como peixes e frutas, para serem usadas em programas sociais e equipamentos públicos do Estado. Ainda de acordo com o governador, outras medidas econômicas, que possam ajudar as empresas, também estão em análise, priorizando o equilíbrio fiscal.

“O momento é da união de todos nós que queremos o bem do nosso estado, deixando de lado questões políticas e ideológicas, para que os cearenses e o nosso Ceará não sejam tão prejudicados. Essa é a nossa luta. E seguiremos cada vez mais firmes, para enfrentar e vencer”, concluiu Elmano.