Para celebrar os 2 anos da implementação do Programa Municipal Educa Juazeiro, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promove nesta sexta-feira, 16, às 8 horas, um momento expositivo reunindo todas as ações executadas pelo programa. O evento, que acontecerá no auditório da Seduc, apresentará um balanço das efetivas mudanças no planejamento e execução da Educação no município.
Com o investimento de cerca de R$100 milhões, o programa lançado em 2022, reúne ações em áreas diversificadas, buscando garantir, cada vez mais, a melhoria do aprendizado dos estudantes da Rede Municipal de Ensino
Não é à toa que Juazeiro do Norte conquistou o 41° lugar entre os municípios brasileiros que mais investem em Educação, conforme ranking divulgado pela Revista ISTO É. São inúmeras as ações desenvolvidas para a garantia de um ensino aprendizagem de qualidade para os quase 34 mil estudantes matriculados.
Investir na estrutura física das escolas, proporcionar atividades extra sala de aula envolvendo esporte, cultura, arte, incentivo à leitura e escrita, estímulo ao uso da tecnologia como ferramenta auxiliar para as práticas pedagógicas, além do fortalecimento de projetos com foco na aprendizagem e nas habilidades dos estudantes, proporcionar formações continuadas aos servidores, são alguns dos pontos que fazem o município se destacar.
Já são 47 escolas da Rede Municipal de Ensino totalmente reformadas, oito escolas novas entregues à população, e duas em execução, com previsão de entrega para março próximo, e manutenção de 26 quadras esportivas. Mais de 34 mil fardamentos e kits escolares foram entregues para todas as etapas do ensino, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Por meio do Programa, a quadra tão sonhada pela comunidade escolar do bairro Campo Alegre saiu do patamar de sonho para virar realidade. O novo prédio construído para atender a escola Irmã Neli Sobreira, no bairro Limoeiro, foi inaugurado em janeiro deste ano, sendo um marco histórico na cidade, devido ao seu projeto inovador e grandioso.
Seja na zona urbana ou rural, o cuidado e o zelo com as unidades escolares são os mesmos, exemplo disso, é a reconstrução da Escola Maria Bernardino Machado, no Sítio Espinho. Além disso, obras como o Complexo Operacional da Seduc, trazem inovação com a garantia de uma eficiência energética limpa e renovável, através da sua usina solar.
A formação continuada dos professores, em suas diversas frentes de atuação, é prioridade. Em 2022, foram cerca de 1.770 servidores atendidos pelos ciclos formativos ofertados pela Seduc. Já em 2023, esse quantitativo dobrou, chegando a 3.200 profissionais. As formações envolvem diversas temáticas como, primeiros socorros, educação socioemocional, procedimentos de segurança, comunicação e atendimento, entre outras.
Em 2024, o Programa seguirá dando continuidade às atividades bem sucedidas no contexto escolar, como os Jogos Estudantis - JEJUNOs, Feira Científica - Fecijuno, fortalecimento dos colegiados, atuação das fanfarras, promoção da leitura e escrita através do projeto Juazeiro Leitor. As estratégias inovadoras para fomentar as aprendizagens, através do projeto “Fábrica de robôs”, bem como o estímulo à tecnologia e ao empreendedorismo, por meio do Projeto “Escola do Futuro”, foram destaques em 2023 e seguem em 2024.
O Prefeito Glêdson Bezerra destaca o Educa Juazeiro como um programa que caminha em diferentes frentes, oportunizando aos estudantes, vivências e experiências que fazem a diferença. “Todas essas ações fortalecem a aprendizagem, e geram resultados fantásticos. Sabemos que na Educação os indicadores aparecem a médio e longo prazo, e entendemos que todas essas ações, como a formação do servidor em todas as áreas, a reestruturação da rede física, o acompanhamento da gestão escolar, disponibilizar materiais de auxílio pedagógico como a entrega de notebooks aos professores da rede, tudo isso consolida e traz transformação”.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, ressalta que o Educa Juazeiro foi idealizado para trazer efetivas mudanças no planejamento da educação no município. “A partir dos efetivos investimentos em diversas frentes, o Educa Juazeiro atua na ideia de colaboração e transformação, onde possibilita aos nossos estudantes ter contato com arte, música, esporte, robótica, o fazer ciência, por que compreendemos que tudo isso impacta, positivamente, na formação deles, que é o nosso foco principal”, pontuou.