terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Postos do TRE-CE em shoppings reabrirão aos sábados, a partir do dia 7 de março


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) informa que, a partir do dia 07/03, os postos dos shoppings de Fortaleza retomarão o atendimento aos sábados, no horário de 10 as 17 horas. A medida de ampliação do horário de funcionamento visa alcançar o eleitor que não tem horário disponível na semana, para que ele tenha mais essa opção para buscar atendimento e realizar as operações de alistamento, transferência ou regularização. Além disso, a providência tenta evitar longas filas nos dias próximos ao fechamento do cadastro eleitoral, 06/05.

A coordenadora do atendimento ao eleitor, Lorena Belo, ressalta a baixa procura nos postos de atendimento, apesar de ainda existirem mais de 355 mil eleitores na Capital sem a coleta da biometria cadastrada. "Os eleitores têm comparecido em um número pouco expressivo e os postos estão atendendo aproximadamente menos da metade de sua capacidade", pontua.

Lorena Belo ressalta, ainda, que além desse quantitativo de eleitores sem biometria, há também os eleitores que desejam realizar transferência de domicílio e os jovens que tirarão o título pela primeira vez.

O Tribunal alerta que, apesar de planejar um mutirão próximo ao fechamento do cadastro, este não apresentará a mesma estrutura oferecida em novembro. "Agora, estamos falando de um prazo que não acomete apenas o eleitor da capital, como era o de novembro; nós teremos que reforçar o atendimento em todo o estado do Ceará, porque o país inteiro está no período de fechamento do cadastro, isso fará com que a estrutura criada, obrigatoriamente, seja menor que a disponibilizada no fim da revisão em Fortaleza", destaca Lorena Belo.

Por isso, ressalta-se a importância de o eleitor não deixar, para última hora, essa regularização e procurar atendimento, o mais rápido possível, nos 15 postos espalhados pela cidade, entre eles, os presentes nos Shoppings Iguatemi, Benfica, Parangaba, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, Via Sul e North Shopping Jóquei. Há a opção de agendamento através do site do TRE-CE e do disque eleitor, 148.

Documentos necessários

É importante salientar que os procedimentos são gratuitos e, para realizá-los, basta levar documento oficial de identificação com foto, como o RG, e comprovante de residência atualizado. Para o primeiro título de homens com mais de 18 e até 45 anos, é necessário apresentar também um documento que comprove a quitação com a Justiça Militar.

Últimas notícias