sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Artigo - Escola de Tempo Integral no Crato, a estratégia precisa continuar

Vereador Amadeu de Freitas

Nos anos de 2018 e 2019, a Secretaria Municipal de Educação do Crato implantou o ensino de tempo integral nas unidades educacionais 18 de Maio e Álvaro Madeira, respectivamente. A estratégia traçada pelo Prefeito José Ailton é de, a cada ano, implantar o método em uma nova escola, na perspectiva de cumprimento da meta estipulada pelo Plano Municipal de Educação - PME.

“A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões - intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.” (Centro de Referência em Educação Integral).

Nas duas escolas do Crato em que o método foi adotado, apenas alguns anos escolares funcionam em tempo integral, sendo que o projeto é de ampliar para outras turmas nos anos letivos seguintes. Por se tratar de uma experiência inicial nas escolas do Município do Crato, não se tem ainda uma avaliação estrutural da aplicação da metodologia e dos resultados alcançados.

Fazendo referência à escola de tempo integral no Estado do Ceará, o editorial do jornal O Povo de 17 de fevereiro de 2020 opina ser esse “o melhor caminho para a educação”. Porém, o editorial faz uma ressalva pertinente que “o aumento da carga horária, por si só, não é garantia de avanço na qualidade do ensino. É necessário projeto político-pedagógico alinhado com a realidade de cada escola, de cada município, de modo que sejam garantidas aos alunos a estruturação do seu itinerário formativo e reflexão sobre a trajetória acadêmica que pretendem seguir”.

Vale acrescentar que, além dos aspectos pedagógicos, que são fundamentais, a realidade do Município do Crato indica a necessidade de investimentos na adaptação ou construção de espaços físicos nas escolas para funcionamento em tempo integral. Entre os espaços que carecem nestas escolas podem ser apontados: refeitório, laboratórios, biblioteca, quadra esportiva, banheiros estruturados, entre outros.

Para continuar a implantação do ensino de tempo integral em uma nova escola a cada ano, a Secretaria Municipal de Educação terá que trabalhar com planejamento. Ao definir a próxima escola que terá tempo integral, a unidade deve anunciar, no início das matrículas, a oferta da modalidade nos anos escolares programados. Dessa forma, a implantação do ensino de tempo integral não dependerá da existência de salas disponíveis no contraturno, mas será por determinação estratégica do planejamento.

As conquistas que o Estado do Ceará vem obtendo no âmbito da educação resultam de políticas educacionais acertadas, projetos e decisão política governamental. Para que o Crato também alcance patamares elevados na educação é preciso, entre outras estratégias, manter a implantação de escola de tempo integral. Evidentemente que, como observou o jornal O Povo, a qualidade da educação não será alcançada somente com o aumento do tempo do estudante na escola, mas com planejamento focado no desenvolvimento integral dos estudantes.

Amadeu de Freitas – Vereador do Crato pela PT

Últimas notícias