Banner Governo do Estado

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Guimarães quer tornar Padre Cícero herói nacional


Um dos maiores símbolos da fé nordestina, o Padre Cícero Romão Batista, pode ter seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. É o que prevê o Projeto de Lei 10/2020, proposto pelo deputado federal José Guimarães (PT/CE). Formado por lâminas de aço, o livro se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, um memorial fúnebre localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Nele, constam grandes figuras da história brasileira, como Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Jovita Feitosa e Bárbara de Alencar.

O “Livro de Aço” tem o objetivo de homenagear brasileiros que tenham oferecido a vida à pátria, para sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo. Padre Cícero, além de ser um dos responsáveis pelo crescimento de Juazeiro do Norte, uma das principais cidades do interior cearense, é considerado santo por muitos fiéis, dada a imensa quantidade de graças já alcançadas por romeiros que, todos os anos, lotam o Cariri em procissões.

Sessão Solene

Já o Requerimento 7/2020, também de autoria do petista, prevê a realização de sessão solene na Câmara dos Deputados pelos 150 anos de ordenação do Pe. Cícero em novembro deste ano. A proposta aguarda despacho do presidente da Casa, deputado federal Rodrigo Maia (DEM/RJ).


Sobre Padre Cícero

A santidade do religioso, alimentada por seguidores de todo o Brasil, teve início em 1889, quando a hóstia oferecida por Padre Cícero à beata Maria de Araújo virou sangue na boca dela. Considerado milagre pelos fiéis, o fato rendeu estudos ao redor do mundo e baseou pedidos para que o Vaticano reconhecesse a santidade do sacerdote. Hoje, ele é uma das figuras mais biografadas do mundo, com mais de 200 livros publicados sobre sua história.

“Ter o nome de Padre Cícero entre os heróis nacionais é reconhecer a importância do religioso para a fé cristã no Nordeste. As procissões realizadas anualmente ao seu túmulo, na Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte, comprovam a grandiosidade desse cearense para os devotos espalhados pelo Brasil”, afirma Guimarães.

Últimas notícias