Banner Dengue CE

Banner Prefeitura de Fortaleza

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Estações de metrô vão receber placas solares para geração de energia

As estações Juscelino Kubitschek – JK e Padre Cícero, da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, irão receber placas para geração de energia fotovoltaica. A ordem de serviço para aquisição, montagem e instalação dos equipamentos foi assinada nesta quinta-feira (6). O projeto será executado pelo Consórcio Solar-For, constituído pelas empresas MPE Engenharia e Serviços S/A e Sunpasa Comércio e Serviços em Energia Solar Ltda. O investimento será de R$ 1,6 milhão, com recursos do Tesouro Estadual e da Caixa Econômica Federal. “Esse é um momento muito importante porque o Governo do Ceará demonstra que está acompanhando a tendência mundial de optar por uma energia limpa e renovável. Além disso, significa economia para a operação”, disse o Secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes.
De acordo com o contrato, serão instaladas 650 placas solares na Estação JK e outras 325 na Estação Padre Cícero. O prazo de instalação é de 6 meses, tendo mais 6 meses para operação assistida, período de testes em que serão feitos os ajustes necessários.

Após a implantação dos sistemas, a energia excedente gerada nas estações será transferida para a rede de distribuição da Capital, sendo, em seguida, revertida para o Metrô, como crédito em produção elétrica, o que implicará compensações nas contas de energia da empresa. A estimativa é que a quantidade de energia solar produzida nas duas estações supra a demanda elétrica de pelo menos quatro estações da Linha Sul.
Segundo o presidente do Metrofor, Fernando Oliveira, a iniciativa deverá ser ampliada. “Nós já levantamos outros locais para implantar as placas solares e estamos analisando não só outras estações, mas também espaços como o Centro de Manutenções Vila das Flores e o edifício-sede da empresa, no Centro”, complementou.

Últimas notícias