segunda-feira, 18 de junho de 2018

São João de Juazeiro terá Vitor & Leo, artistas regionais e Festival de Quadrilhas Juninas


A Prefeitura de Juazeiro do Norte anunciou nesta segunda-feira (18), a programação para o São João de Juazeiro do Norte e os preparativos para o evento que deverá mobilizar milhares de pessoas durante toda a sua programação.
O evento terá início no próximo dia 21 de junho, no Parque de Eventos Padre Cícero, com a realização do Festival de Quadrilhas Juninas, que acontecerá até o dia 24, com a participação de 30 grupos. Os melhores colocados serão classificados para a etapa estadual. O festival é uma reivindicação antiga das quadrilhas que o Município abraçou. A ideia é fazer, já partir desse ano, com que de Juazeiro do Norte seja inserido no calendário nacional de competições dessa modalidade.
Grandes atrações
Já entre os dias 22 e 24 de junho, haverá uma programação com artistas locais e nacionais. Ao todo, serão 10 atrações, com destaque para o show da dupla mineira Victor e Leo. O São João de Juazeiro do Norte ganha força nesse ano de 2018, devido a uma forte integração entre várias Secretarias que compõem a Gestão Municipal. Elas atuarão em várias esferas no sentido de garantir segurança, tranquilidade e conforto tanto para o público como para as pessoas que trabalharão no evento.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho atuará com uma equipe que fará a fiscalização no sentido de combater a exploração do trabalho infantil no Parque Padre Cícero. Através de uma parceria a Ceart, do Governo do Estado, realizará exposição e venda de produtos artesanais.
A Secretaria de Saúde mobilizou a vigilância sanitária para que haja fiscalização e a orientação para a adequada comercialização, armazenamento e preparo de alimentos e bebidas. Haverá uma ambulância com socorristas de prontidão para atendimentos de urgência e encaminhamento para a unidade de pronto atendimento (UPA), em caso de necessidade.


Segurança
A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, através da Guarda Municipal, disponibilizará um efetivo de 50 homens que trabalharão de forma preventiva, com o objetivo de garantir a tranquilidade e a segurança do público. Já o Demutran atuará organizando o trânsito nas vias no entorno do Parque com o objetivo de dar segurança aos pedestres que transitarão na área e melhor fluidez ao tráfego de veículos. A avenida onde está localizada a entrada terá sentido único durante os dias do São João.
A Prefeitura também realizou uma série de reparos na estrutura do Parque Padre Cícero para melhor acomodar o público e os barraqueiros que estarão no evento. Toda a iluminação do espaço está sendo substituída por lâmpadas de led, trazendo maior sensação de segurança e visibilidade para todos.
Para melhorar a acessibilidade, haverá linhas de ônibus especiais que farão o trajeto até o parque de eventos Padre Cícero durante os shows.
São João nos Bairros
O São João nos Bairros 2018 contemplará trinta quadrilhas juninas de Juazeiro do Norte, da Zona Rural e da Zona Urbana. Ao todo, serão 22 arraiás em 17 bairros da cidade.
O evento tem como objetivo resgatar as tradições locais nos festejos juninos, contemplando as comunidades onde os grupos estão sediados. A ideia é também favorecer ao público com maior dificuldade de locomoção, realizando as festas em praças, ruas ou espaços comunitários para que idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida também possam participar, além de fomentar a economia criativa local. Cada quadrilha ou comunidade poderá montar quiosques e barracas para a comercialização de bebidas e comidas típicas, fazendo girar a economia local.
Programação parcial
Dia 25
Luar do Sertão - Rua Cícera Patrícia da Costa, Leandro Bezerra (Parque São Geraldo)
Xamego nordestino
Pinga fogo - Rua Bom Jesus do Horto, Horto
Dia 26
Evolução Junina - Rua P4, n○ 54, Brejo Seco
Nação Nordestina - Rua do Limoeiro, Limoeiro
Dia 27
Roxedo dos matutinos- Rua Senhor Bonfim, 698, João Cabral
Agremiação Junina
Quadrilha Gonzagão - Rua Ozana Pereira, Romeirão
Junina Paixão do Cariri - Av. Carlos Cruz, 45, Salesianos
Dia 28
São Domingos Júnior - Rua Maria Pereira Lima, Leandro Bezerra
Arraiá do Girassol - Cônego Climerio, 1080, Timbaúbas
Quadrilha do Gil - Rua das Dores, Socorro
Dia 29
Sangine Arraiá Mirim - Rua Mariana Dantas, 111, Triângulo
Estrela Nordestina - Rua Expedito Freitas Rocha, 05, Aeroporto
Dia 30
Balão Junina - Rua Beata Maria de Araújo, 787, João Cabral
Tabuleiro Grande - Valdomiro Marçal do Carmo, 61, Triângulo
Carcará do Sertão - Av. Raimundo Ferreira Duarte, Carité
Fogo de palha - Avenida Maria Leticia Leite, Campo Alegre
Flor de Mandacaru - Vila Santo Antônio

São João Integrador
O São Integrador, dentro do São João de Juazeiro do Norte, está realizando vários arraiás nas escolas que fazem parte do Programa Escola Integradora da Secretaria de Educação.
Desde o último dia 13 de junho até o próximo dia 19, várias escolas da rede municipal realizam seus festejos, convidando outras unidades de ensino e a comunidade para a realização da festa.
Na programação consta gincanas, disputas da rainha do milho, comidas típicas, quadrilhas e grupos de forró de pé de serra. O São João Integrador é realizado pelo Núcleo Gestor das Escolas integradoras e pela Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte.

São João Rural
Como  preparativo para o grande São João de Juazeiro do Norte, O São João Rural, que foi iniciado no dia 14 de junho, segue movimentando as comunidades do Município. A programação segue até o dia 20 e, no dia seguinte, será iniciado o tradicional São João, no Parque Padre Cícero. Após o dia 24, a programação rural retorna e seguirá até o dia 14 de julho.
Na próxima quarta-feira, o São João Rural será realizado em duas comunidades. A do Logradouro e a da Betolândia. O São João Rural é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento com apoio integrado de secretarias. A intenção é contemplar e proporcionar um arraiá para todas as comunidades rurais de Juazeiro do Norte. As noites são marcadas pelas comidas típicas, apresentações de quadrilhas.
O Prefeito Arnon Bezerra destaca que esta é a segunda edição do São João Rural que movimenta esta época bonita e festiva. Começamos a festa na zona rural e vamos encerrar no São João de Juazeiro do Norte no Parque Padre Cícero”, afirmou. Já Romão França afirmou que a programação se estende por toda a zona rural do município. “Todos os arraiás serão autênticos, com muito forró pé de serra, quadrilha, resgatando esta tradição do São João Rural de Juazeiro do Norte e teremos arraiá em todas as comunidades”, destacou.
Já foram realizados arraiás em comunidades como a Maria Célia Callou, Paleirinha e no Sabiá. Outras comunidades serão contempladas com o tradicional arrasta pé e apresentação de quadrilhas juninas. Desde o Catolé ao Horto, Betolândia, Taquari, Carás do Umari, Planalto, Sítio Popô, Pau Seco, entre outas localidades.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias