segunda-feira, 11 de junho de 2018

Governo do Estado e Prefeitura de Juazeiro inauguram loja Centro de Cultura Mestre Noza


O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, participou, na sexta-feira (8), da solenidade de inauguração da loja do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, no Cariri Garden Shopping. O evento teve a presença da primeira-dama do Estado do Ceará, Onélia Leite. O Chefe do Executivo esteve acompanhado do Secretário de Cultura, Renato Fernandes, representando o secretariado do Município.
Segundo o presidente do Centro de Cultura, Cícero Caetano Rodrigues - Zumbi, a cada semana uma entidade irá passar pelo shopping, junto com o Mestre Noza, sendo o espaço uma oportunidade para os artistas de Juazeiro do Norte e do Cariri. Ele destacou a importância do espaço, que dará maior oportunidade para os artistas de mostrar a sua arte para um público maior, por meio do projeto da Ceart e do Governo Estadual
A Secretária Executiva do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Luciene Rolim, destaca o trabalho de valorização que a primeira-dama vem dando ao artesanato cearense. Segundo ela, há novos incentivos atualmente para os artesãos, com qualificação e curadoria do produto, para compor espaços como o Cariri Garden Shopping. “Dessa forma, vemos o crescimento do artesanato no Estado”, avalia.
O Prefeito Arnon Bezerra destacou a relevância do trabalho dos artesãos de Juazeiro do Norte, com obras expostas em espaços importantes do mundo, como uma peça que chegou a encontrar no Banco Mundial, nos Estados Unidos, de artista juazeirense. Ele ainda destacou a importância do espaço privilegiado, para que os artistas possam expor as suas peças. “É uma oportunidade de fortalecimento da cultura, que irá agregar valor ao trabalho dos artesãos”, disse.
A primeira-dama do Estado, Onélia Leite, afirmou ser uma porta que se abre para todos os artesãos das mais diversas tipologias. Ela ainda ressaltou que o berço da cultura do Ceará está no Cariri e tinha que nascer no shopping esse espaço, que é a porta de entrada para o turismo. “A loja ficou num espaço privilegiado, bem na entrada do Cariri Garden Shopping, dando maior visibilidade para o trabalho dos artistas”, afirmou.
Está sendo realizada uma grande reforma do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, em Juazeiro do Norte, um trabalho que vem sendo realizado através de uma parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e o Governo do Estado. O projeto beneficia os artistas e dará maior visibilidade e valorização ao trabalho desenvolvido no Município.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias