segunda-feira, 18 de junho de 2018

FestCrato promove manhã de lazer e ecoturismo na Chapada do Araripe


Domingo é dia de diversão para toda a família. E que tal ser uma diversão cheia de ar puro, dentro da Floresta Nacional do Araripe (Flona Araripe)? É este o objetivo do projeto Domingo nas Trilhas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial e ICMBio. Na edição deste domingo (17), a manhã integrou a programação do FestCrato e contou com grande participação das famílias.
As mesmas foram recepcionadas pela equipe municipal na Casa do Guarda, no Belmonte, com um café da manhã especial. Em seguida, seguiram para a trilha do Belmonte, onde puderam vivenciar a fauna e flora da floresta, com guias das instituições participantes e da Associação de Condutores de Visitantes e Amigos da Flona Araripe.
No percurso, os participantes conferiram a vegetação local, os animais que compõe o ecossistema da Flona Araripe, bem como tem noções básicas da preservação ambiental.
Como contou o guia e presidente da ACAFA, Cícero Ferreira, essas são trilhas muito atrativas para o público, pois em um percurso consideravelmente pequeno, os participantes chegam em dois mirantes e têm uma visão incrível da região.
O grupo foi acompanhado pelo prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, pelos secretários Luiz Carlos Saraiva (Turismo), Brito Júnior (Meio Ambiente), Zilcélio Ferreira (Desenvolvimento Agrário), Felipe Correia (Chefe Adjunto do Gabinete) e Hermínio Brasil (Assessor Especial) e pelo vereador Bebeto Anastásio.
Preocupação com a preservação
Atualmente, dois grandes problemas preocupam a coordenação da Floresta Nacional do Araripe, conforme nos conta Verônica Lima: “os incêndios florestais e a ampliação imobiliária são os principais riscos da floresta hoje. O desenvolvimento ninguém para, mas a dinâmica da floresta não acontece na mesma velocidade. E é preciso ter um olhar diferenciado para a nossa floresta e conscientizarmos a população neste cuidado”, pontuou.
A cada edição, o projeto Domingo nas Trilhas tem agregado mais participantes e defensores da Flona Araripe, cumprindo o objetivo da ação e em concordância com ações nacionais em defesa do meio ambiente, que propõe parcerias institucionais para a execução de projetos com essa natureza. No Crato, o projeto é possível devido a parceria entre Prefeitura Municipal e ICMBio.
Além da viabilização da trilha, a parceria já rendeu outros frutos, como a melhoria da Casa do Guarda, no Belmonte, para a recepção de visitantes. Além disso, um termo de cooperação está sendo fechado entre as instituições para que, em breve, mais ações sejam disponibilizadas para a população caririense, bem como para os turistas.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias