quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Sites e aplicativos podem ajudar eleitor na escolha dos candidatos, diz especialista

Nas eleições gerais deste ano, no próximo mês de outubro, a internet é uma das protagonistas quando se fala em propaganda. Mas as redes sociais e as páginas dos políticos não são as únicas fontes de informação que podem ajudar o eleitor a decidir o voto. Sites e aplicativos tentam combinar o perfil do cidadão com as propostas dos candidatos. As estratégias são variadas: o eleitor preenche questionários, dá opinião sobre projetos em tramitação no Congresso ou deixa claro quais são os seus objetivos para o país. As plataformas, por sua vez, expõem os currículos dos candidatos, o envolvimento deles em processos judiciais e denúncias de corrupção, além da opinião dos políticos sobre temas relevantes. Informam até quais são os candidatos da mesma coligação, que podem ser beneficiados pelos votos que não foram dados diretamente a eles.

Para o cientista político Max Stabile, sites e aplicativos podem, sim, auxiliar o eleitor a escolher os seus candidatos. Mas ele aconselha o cidadão a consultar também as fontes oficiais, como o site da Câmara dos Deputados, que mostra em detalhes a atividade parlamentar e pode ser importante na decisão sobre reeleger ou não os políticos que já têm mandato no Legislativo. O especialista diz quais candidatos devem ser mais beneficiados pelas novas ferramentas criadas no ambiente da internet.

"Eu acho que principalmente para pleitos legislativos, então, principalmente para os deputados, senadores e alguns estados que têm esses aplicativos nas suas assembleias estaduais".

Um dos sites em funcionamento neste período pré-eleitoral faz o cruzamento entre os dados fornecidos pelo eleitor e pelos candidatos, para estabelecer as conexões entre eles. O idealizador da plataforma, Dario Joffily, diz que o objetivo é dar mais informações com mais profundidade sobre as candidaturas para o poder Legislativo em todo o país.

"A nossa intenção é que a gente esteja contribuindo para um voto mais consciente. De que nós, tanto quanto outras tantas plataformas, e outros tantos sites e outras tantas fontes de informação estejamos contribuindo para um cenário no qual a gente vai estar aprofundando conhecimento, a gente vai estar aprofundando a escolha consciente"

Dario afirma que o site é suprapartidário e independente e que não há direcionamento ideológico nas informações repassadas ao eleitor.

Agência camara

Últimas notícias