domingo, 29 de março de 2026

7ª edição do projeto “Nossa Casa é de Todos” promove cidadania e cuidado no Conjunto Esperança




O sábado (28) amanheceu movimentado no bairro Conjunto Esperança, no Polo de Lazer do conjunto. A 7ª edição do projeto “Nossa Casa é de Todos”, iniciativa da Câmara de Fortaleza, transformou a rotina dos moradores locais com um mutirão de serviços gratuitos, lazer e atendimentos de saúde. A estrutura, montada para aproximar o Legislativo da comunidade, facilitou o acesso a documentos e promoveu momentos de bem-estar para todas as idades.

Cidadania ao alcance de todos

Um dos serviços mais procurados foi a emissão de documentos através da Central da Cidadania itinerante. Para muitos moradores, a ação foi a solução para dificuldades antigas de agendamento. É o caso de Valécia Valente, que aproveitou a oportunidade para garantir a identificação dela e do filho.

“Achei essa ação da Câmara excelente, porque há muito tempo que estou querendo agendar e não consigo. Vindo até a comunidade, trouxe melhorias para nós”, afirmou Valecia.

A rede de informações entre vizinhos e familiares também garantiu a presença do público. Amanda Martins, 27, levou a família inteira em busca de atendimento após saber da iniciativa por uma tia que mora vizinho à estrutura. “Achei legal essa atitude da Câmara”, resumiu a jovem, enquanto aguardava o agendamento da identidade para o grupo.

Saúde e Autoestima

Além da parte burocrática, o projeto ofereceu um dia de cuidado para quem lida com a rotina exaustiva de trabalho. A vendedora Valda Sousa, moradora da região, aproveitou a manhã para realizar limpeza de pele e massagem.

“Estou adorando. Tirei o dia para me cuidar, pois a gente só vive para trabalhar”, comentou Valda, destacando a importância de ter serviços de estética e relaxamento acessíveis no próprio bairro.

O setor de beleza também contou com o tradicional corte de cabelo. João Evangelista, de 70 anos, fez questão de elogiar a praticidade de encontrar o serviço a poucos metros de sua residência. “É a comodidade de ter o serviço ao lado de casa”, celebrou o aposentado.

Impacto na Comunidade

A alta procura da comunidade representa o sucesso da ação itinerante da Câmara. O projeto reafirma o papel da Câmara Municipal em sair do gabinete e ir ao encontro das necessidades reais da população, promovendo inclusão social e fortalecendo os vínculos entre o poder público e os bairros de Fortaleza.

Entretenimento

Somando à oferta de serviços, o evento apresentou o Espaço Sana, que reuniu jogos interativos, videogames, futmesa e batalhas de rimas. O jovem Fabio Enoi, de 18 anos, aproveitou a programação para disputar partidas de futmesa com os amigos. Segundo ele, iniciativas assim são fundamentais por integrar a juventude: “Espero que nossa comunidade receba mais eventos como este”, conluiu.

O próximo encontro do projeto “Nossa Casa é de Todos” acontece em abril na Regional 9.

Últimas notícias