A Secretaria Municipal de Saúde iniciou um cronograma de coleta laboratorial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas nos distritos da cidade. A ação tem como principal objetivo facilitar o acesso dos moradores a exames laboratoriais, proporcionando mais conforto, reduzindo deslocamentos e diminuindo o absenteísmo (ausência) dos pacientes.
O novo serviço evita que a população dos distritos precise se deslocar para o centro da cidade, melhorando a adesão aos exames e facilitando o processo de diagnóstico e tratamento de diversas condições de saúde. "Queremos que todos tenham acesso igualitário aos serviços de saúde, e essa iniciativa é um passo importante para levar o cuidado até quem mora nas regiões mais distantes. A coleta laboratorial nas UBS representa um avanço no atendimento preventivo e curativo da nossa população e já temos visto uma redução de faltas nos agendamentos para esses exames, após três meses da implantação", comentou a secretária de Saúde, Marina Feitosa.
Cronograma de coleta
As coletas laboratoriais seguem um cronograma mensal, divulgado diretamente com a população de cada UBS. Com o agendamento dos pacientes, o laboratório se desloca às unidades para coleta descentralizada, evitando filas e assegurando que todos sejam atendidos de forma organizada e eficiente. São coletados os exames laboratoriais diversos como hemogramas, glicemia, exames de urina e outros exames essenciais para o acompanhamento da saúde.
A coleta laboratorial nos distritos demonstra o compromisso da Prefeitura do Crato em garantir um atendimento humanizado e acessível, promovendo o bem-estar da população e fortalecendo a rede de saúde pública.