quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Roda de conversa na Assembleia Itinerante debate programa Ceará Sem Fome

Foto: Júnior Pio/Alece



A Assembleia Itinerante em Baturité, contou, na tarde desta terça-feira (27/09), com uma roda de conversa para debater ações do programa estadual Ceará Sem Fome, e tirar dúvidas sobre os processos de contrato de cozinhas comunitárias com o programa.

O debate contou com a presença da presidente da Comissão de Proteção Social e Combate à Fome da Alece, deputada Larissa Gaspar (PT), e do assessor da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e gestor dos contratos do programa Ceará Sem Fome, Eduardo Barbosa.

A deputada Larissa Gaspar enalteceu o programa estadual de combate à fome e afirmou que essa política visa tirar o Ceará e o Brasil do mapa da fome, sobretudo após os últimos anos em que, segundo ela, faltaram investimentos federais nesse setor. A parlamentar apontou ainda que para cuidar das pessoas é necessário combater a miséria, e a ação do Ceará, na sua avaliação, é exemplo para todo o Brasil. 

“Essa é uma iniciativa pioneira, visada por outros estados e pelo Governo Federal, que já veio ao Ceará para conhecer e replicar esse programa em nível nacional. O programa Ceará Sem Fome se soma a outros, como o Mais Infância e Mais Nutrição. Iniciativas importantes e sérias em prol da nossa população”, disse a deputada. 

O assessor da SDA,  Eduardo Barbosa, afirmou que o programa irá beneficiar milhares de famílias em todo o Ceará, além de desenvolver e realizar ações e políticas públicas para alimentar a população mais carente e vulnerável do estado. Segundo ele, a roda de conversa também é uma oportunidade de ouvir as dúvidas e demandas daqueles que estão diretamente ligados às cozinhas comunitárias e outras vertentes da política pública. “Aqui ouvimos muitas dúvidas, muitas delas voltadas à participação no edital e como integrar o programa. Oportunidade importante para sanar as dúvidas e fortalecer esse processo importante para o combate à fome no estado do Ceará”, disse.

Também participaram do evento, o deputado Missias Dias (PT) e representantes de secretarias de proteção social e outros órgãos de municípios do Maciço de Baturité.

 HOMENAGENS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

Logo após a roda de conversa sobre o programa Ceará Sem Fome, a Assembleia Itinerante seguiu a programação com uma homenagem aos alunos do Maciço de Baturité mais bem colocados na Olimpíada Brasileira de Matemática, edições de 2021 e 2022. A iniciativa foi do Instituto de Estudos e 

Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp).

Foram homenageados 23 alunos participantes da edição de 2022 e dez da edição de 2021. Também foram homenageadas seis escolas públicas de ensino médio e o Instituto Federal do Ceará (IFCE), além de seis professores. 

De acordo com o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha de Miranda, essa é a primeira vez que o Instituto faz essa certificação em um município. “O objetivo é divulgar a Olimpíada científica como uma ferramenta potente de aprendizagem para os alunos e demandar maior atenção para levar essa disciplina para os alunos”, ressaltou

Participaram da homenagem os deputados Davi de Raimundão (MDB), Larissa Gaspar, Guilherme Bismarck (PDT), Missias Dias; além do prefeito de Baturité Herberlh Mota e o vice-prefeito Francisco Carlos Lourenço.

Últimas notícias