quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Em Brasília, comitiva cearense pede ao ministro do Desenvolvimento Agrário a reestruturação da assistência técnica no Estado



Em pronunciamento realizado nesta quarta (27), o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, Pecuária e Pesca, deputado estadual De Assis Diniz (PT), repercutiu a audiência da comitiva cearense realizada com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em Brasília, na tarde desta terça (26). Anteriormente, houve reunião com o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Jefferson Coriteac; e com a diretora técnica do órgão, Loroana Santana; e com o líder do Governo na Câmara Federal, deputado federal José Guimarães (PT). 

Na reunião com o ministro, De Assis foi acompanhado pelo secretário executivo de articulação política da Casa Civil, Antônio Carlos; do assessor especial da Casa Civil, Dedé Teixeira; do deputado federal e líder do Governo José Guimarães; da senadora Augusta Brito; do presidente da Ematerce, Inácio Mariano da Costa; do secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz; e do presidente do Instituto Agropolos, Neto Rebouças.

O foco principal foi sobre a realidade da agricultura familiar no Ceará e do sistema público de assistência técnica e extensão rural (ATER). Foi entregue ao ministro um texto com propostas e reivindicações para o resgate e fortalecimento de uma política pública de ATER no Estado. “O serviço de assistência técnica e extensão rural executado pelas entidades estaduais do Nordeste foi sucateado pelo governo Bolsonaro e precisa ser recuperado”, afirmou De Assis. Ele explicou que há hoje grandes fragilidades na infraestrutura. “Nos recursos humanos, sofrem severas limitações orçamentárias. O fortalecimento dessas entidades requer uma ação urgente”.

De Assis informou que as reuniões já tiveram resultados imediatos, como, por exemplo, a disponibilização de R$ 1 milhão para compra de veículos pela Ematerce e a liberação da certidão negativa desta Empresa pela Anater. “Outro dado importante é que o Ministério irá apoiar a realização de um grande seminário para diagnóstico da situação da agricultura e da pecuária nordestina, elencando problemas e potencialidades, para avançarmos no desenvolvimento deste setor”, anunciou De Assis.

Últimas notícias