sexta-feira, 21 de julho de 2023

Corpo do engenheiro Cassio Borges será sepultado nesta sexta, em Fortaleza



engenheiro civil e escritor Manfredo Cássio de Aguiar Borges, conhecido na sociedade cearense como Dr. Cássio Borges, faleceu na tarde desta quinta-feira (20) por causas naturais, aos 89 anos de idade.

O Estado do Ceará lamenta a perda de uma das figuras mais notáveis em sua área de atuação, deixando um legado marcante no setor hidrológico e de recursos hídricos.

Nascido em 06 de setembro de 1933, em Sobral, Cássio Borges graduou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Católica de Pernambuco, em 1960. Sua carreira foi marcada por contribuições valiosas, tendo ingressado no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) em 1958, onde por décadas participou ativamente de projetos relevantes na área hidrológica e de planejamento, sendo alçado a diretor geral da entidade. 

Durante sua trajetória profissional, Dr. Cássio também desempenhou papel significativo na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), onde contribuiu para estudos essenciais para o desenvolvimento da região Nordeste.

Pela relevância dos serviços prestados ao Estado e por sua paixão pelos livros, Cássio Borges, em celebração aos seus 80 anos de vida, foi condecorado como cidadão fortalezense em novembro de 2013, título concedido pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Coração Tricolor

Além de sua atuação profissional, Cássio era conhecido por seu amor pelo futebol, especialmente pelo Fortaleza Esporte Clube, onde é, até hoje e eternamente, figura importante na história do Tricolor de Aço.

A paixão pelo Leão do Pici, se perpetuou por toda sua família, conforme lembra Marcos André Borges, filho do engenheiro. “Neste momento de dor e saudade, estou buscando manter em foco os momentos felizes e todo o legado que meu pai deixou. Ele foi um dos homens mais marcantes que já conheci e vai sempre estar na minha memória. Penso que nunca mais assistirei um jogo do nosso tricolor sem lembrar daquela figura em polvorosa torcida ao lado da família”, descreve o jornalista e CEO da VSM Comunicação.

Informações e despedida

O velório de Cássio Borges ocorrerá na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, em Fortaleza). A cerimônia terá início nesta sexta-feira (21), a partir das 8h. Ainda no mesmo local, haverá Santa Missa de Corpo Presente às 10h.

A despedida final de Cássio Borges acontecerá no Cemitério Parque da Paz (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4454), com sepultamento previsto para o final da manhã.

Serviço:

Velório: Funerária Ternura - Rua Padre Valdevino, 2255 - Fortaleza

Data e Horário: Sexta-feira (21/07), a partir das 8h

Sepultamento: Cemitério Parque da Paz - Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4454 - Fortaleza

Data e Horário: Sexta-feira (21/07), no final da manhã

Últimas notícias