quinta-feira, 27 de julho de 2023

Tremor de terra assusta moradores em cidades do Ceará


Moradores de cidades do Ceará relataram ter sentido um tremor de terra na noite desta quarta-feira (26). O fenômeno foi percebido em, pelo menos, três cidades: Chorozinho e Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, e Beberibe, no litoral leste.

No último dia 13, um tremor de terra também foi sentido em Orós, no sertão central cearense. O abalo sísmico teve magnitude de 2,1, conforme o Laboratório Sismológico.

Dois dias antes, a cidade de Senador Sá, na região norte, teve outro abalo de terra, de magnitude 1,5, conforme o laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que monitora tremores na região Nordeste.

Tremores de terra são comuns no Ceará. Segundo Eduardo Menezes o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que estuda movimentos sísmicos no Nordeste brasileiro, os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica.

As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.

O mais forte tremor registrado na região foi também em Sobral, em 2009, e chegou a 4,3. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.

Últimas notícias