terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

CCBNB apresenta nesta quarta-feira a peça teatral "Alô Brasil"

A trajetória de Frei Tito durante o período da ditadura militar no Brasil  será retratada pela Trupe dos Pensantes na peça “Alô Brasil”. A encenação ocorrerá na próxima quarta-feira, 28, às 19h30, no Teatro do CCBNB Cariri. Em seguida, haverá um debate entre os atores sobre o tema.
Frei Tito de Alencar é natural de Fortaleza (CE). Nasceu em 1945 e faleceu em 1974, em Paris. Não se sabe a causa de sua morte: se foi suicídio ou assassinato disfarçado por seus perseguidores. O fato é que, depois da primeira prisão em 1968, ele sofreu por diversas vezes tortura física e psicológica. Em 1970, tornou-se conhecido internacionalmente por sua carta relatando os maus-tratos, atraindo olhares dos que lutavam pelos direitos humanos.
Na peça a ser exibida pela Trupe dos Pensantes, o diálogo será para além do universo construído da narrativa teatral. Seguindo a proposta do metateatro (ou seja, do teatro discutindo o teatro), os atores debaterão entre si a respeito da própria encenação e convidarão a plateia incrementar a conversa sobre a vida e morte do protagonista.
Fundada no Crato (CE), a Trupe dos Pensantes desenvolve textos autorais e adaptados voltados principalmente para questões sociais. Eles se baseiam no conceito de teatro do oprimido - desenvolvido pelo dramaturgo brasileiro, Augusto Boal – que foca nas figuras marginalizadas da sociedade. O grupo teatral utiliza diversos métodos, como jogos e exercícios, visando a democratização do conhecimento e a conscientização da plateia.
Serviço:
Alô Brasil (Trupe dos Pensantes)
Dia: 28 de fevereiro de 2018 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Vagas: 160
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri (Rua São Pedro, 337,  Centro – Juazeiro do Norte-CE)
Ambiente: Teatro do CCBNB Cariri
Classificação Livre

Últimas notícias