sexta-feira, 10 de junho de 2016
Aberta IV Festival de Quadrilha Junina de Barbalha
Foi aberto na quinta-feira (9), o IV Festival Regional de Quadrilhas Juninas em Barbalha. As competições de grandes grupos da região do Cariri e Centro-Sul, aconteceram com muita expectativa e emoção na quadra no Parque da Cidade em Barbalha, que estar em plena Festa de Santo Antônio.
São 18 quadrilhas que estão na disputa concorrendo aos prêmios, em troféus e premiações em dinheiro para os vencedores dos três primeiros lugares, nas categorias adulto e infantil. As apresentações acontecem a partir das 19 horas nos dois dias de festival que termina na noite desta sexta-feira 9, e no noite de ontem, uma multidão tomou de conta dos camarotes que foram montados para o público.
O festival conta com a presença de um corpo de jurados para julgar a avaliação dos grupos nas respectivas apresentações, nos diversos quesitos. Para este final de semana ha uma expectativa mais uma vez, da presença de um grande público.
Das seis quadrilhas infantis inscritas no Festival, duas se apresentam na noite de quinta-feira, 09, e cinco Quadrilhas adultas. E para esta sexta-feira 10, se apresentam onze quadrilhas, quatro juvenil e sete adulta. O IV Festival tem a participação de quadrilhas de Juazeiro do Norte, Barbalha, Campos Sales, Iguatu e Várzea Alegre. O evento é filiado a União Junina do Estado do Ceará.
As quadrilhas da categoria juvenil que se apresentaram na noite da quinta-feira: Evolução, do bairro Cirolandia (Barbalha) e Frei Damião de (Jardim).
Na categoria adulta se apresentaram: Missão Junina de (Missão Velha); Fogo na Roça de (Várzea Alegre); Arriba a Saia de (Várzea Alegre); Estrela de (Juazeiro do Norte) e a Agremiação Junina também de (Juazeiro do Norte).
O festival de quadrilha é um evento agregador e que vem aquecer a economia do município, e é o tempo do pequeno comerciante faturar nos negócios. Barbalha recebe milhares de pessoas nessa época, por ocasião da Festa de Santo Antônio e é justamente no meio da festa, que acontece o IV Festival de Quadrilhas e quem mais lucra nesse período, são os pequenos negócios, principalmente o comércio informal quando os ambulantes as pequenas barracas aproveitam o período de festividades para trabalhar e ganhar seu dinheiro.