quinta-feira, 28 de maio de 2015

Barbalha se prepara para receber 300 mil pessoas na Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio

As ruas e avenidas de Barbalha receberam enfeites junino para a festa. (Foto: Flávio Pinto)

A cidade de Barbalha, no Sul do Ceará, se prepara para mais uma edição da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio. Esse ano, segundo estimativa da prefeitura são esperadas 300 mil pessoas de várias cidades do Nordeste e de outras regiões do país para acompanhar o cortejo do pau do mastro de Santo Antônio, que acontece  neste domingo (31). A gestão municipal investiu cerca de R$ 700 mil, sendo desse total, R$ 250 mil contrapartida do Governo do Estado. As principais ruas e avenidas da cidade, bem como, o Corredor Cultural já receberam ornamentação.
 A festividade popular anual em homenagem ao santo padroeiro da cidade, Santo Antônio, faz parte da diversidade cultural  e vive momentos de fé e orações. Este ano, a abertura da festa acontece às 9 horas, com Missa de Abertura na Igreja Matriz e, em seguida, o cortejo de quase 60 grupos folclóricos pelo Corredor Cultural, que compreende um trecho de mais de 3km entre a Igreja Matriz a e Igreja do Rosário. Antes, porém, no sábado (30), antecedendo a abertura dos festejos de Santo Ântonio, Barbalha recebe seus filhos e visitantes de várias regiões do país, para a tradicional "Noite das Solteironas". 
No período da tarde do domingo (31), a festa atinge o ápice das comemorações. Carregadores responsáveis pela escolha e derrubada da árvore- este ano um angico de 23m pesando quase 3 toneladas -, farão o translado e o hasteamento do mastro. Eles são seguidos de perto por uma multidão de foliões, que dançam ao som de banda cabaçais ou de outros ritmos .
Durante todo o percurso percorrido pelo mastro, as mulheres são incitadas a tocarem no mastro, ou mesmo sentar-se nele e ingerir o chá de sua casca, a fim de conseguirem casamento . O cortejo se encerra com o hasteamento da bandeira, em frente à Igreja Matriz de Barbalha, que é celebrado com preces e pirotecnia.
ORIGEM DA FESTA
A origem da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha foi em 1928, quando o pároco José Correia de Lima, então vigário de Barbalha, promoveu o cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio . Desde então, o carregamento do mastro hasteamento da bandeira, em fins de maio e início de junho, marcam o início das festividades dedicadas ao santo (que se estendem até o dia 13 de junho, data em que é homenageado Santo Antônio de Lisboa), tendo adquirido um caráter carnavalesco que lhe distingue de outras celebrações similares na região do Cariri cearense .
Desde 1973, a Prefeitura Municipal de Barbalha passou a explorar o potencial turístico da festa, os festejos de Santo Antônio têm atraído um número crescente de participantes. Para além do carregamento espontâneo do mastro, bandas e cantores populares se apresentam publicamente nas ruas da cidade entre o dia do cortejo até o dia 13 de junho, além de quadrilhas juninas e outras expressões artísticas .
SEGURANÇA
Além de disponibilizar agentes de trânsito e da guarda-municipal, este ano, a Prefeitura de Barbalha, responsável pela organização da festa terá reforço no policiamento ostensivo. Policiais civis e militares seráo disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para fazer a segurança da festa, principalmente em sua abertura.

Últimas notícias