quinta-feira, 26 de março de 2015

Primeira-dama conhece experiência de fundação sobre a primeira infância

Foto: Divulgação

Com intuito de conhecer experiências realizadas pelo Brasil na área da Infância, a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, se reuniu nesta quinta-feira (26), com o diretor presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, e os secretários do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, e da Educação, Maurício Holanda. O encontro serviu para a apresentação do trabalho realizado pela entidade no Estado de São Paulo na área do desenvolvimento infantil e a avaliação de pontos que podem ser aplicados no Ceará.
Segundo o diretor presidente Eduardo Queiroz, a reunião foi realizada no intuito de entender como o Estado do Ceará e a Fundação podem eventualmente trabalhar em conjunto. “Existe uma vontade muito grande da primeira-dama, e do governador também, de fazer um trabalho de primeira infância do Estado em parceria com os municípios cearenses. Essa união é fundamental para que a política pública funcione e o Governo do Estado do Ceará está com essa disposição dentro da temática da primeira infância”, pontuou.
Segundo Onélia, a reunião foi importante para traçar estratégias de trabalho para o Estado. “Inicialmente, estamos em fase de diagnóstico, de estudos da situação real que se encontra o nosso Estado. Precisamos melhorar muito não só com a construção de creches, centros de educação infantil, que estão sendo construídas pela STDS e pela Seduc. São creches, com padrão de qualidade, e que tem financiamento do BID e do BNDES. O Estado está de parabéns, são pessoas bacanas, inteligentes, com propostas de trabalho, com várias experiências inovadoras que com certeza serão aplicadas aqui no Ceará”, ressaltou.
Ela reforçou ainda a importância de o Estado investir na infância. “Eu costumo dizer que tudo acontece de 0 a 7 anos. É a formação da personalidade, do desenvolvimento cognitivo, é a fase mais importante do ser humano, onde a gente tem que ter um olhar especial, olhar mais dedicado. Percebo que os municípios são acessíveis a essa realidade, são solidários a contribuir. E vamos construir juntos um pacto de responsabilidade para que juntos possamos crescer e intensificar esse trabalho”, completou.
Participaram ainda da reunião a superintendente executiva do Instituto da Infância (IFAN) e coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Estadual da Primeira Infância (REPI/CE), Luzia Laffite; a coordenadora de programas da Fundação, Gabriela Aratangy Pluciennik; e a equipe técnica do Gabinete da Primeira-Dama, STDS e Seduc.
(Assessoria da primeira-dama)

Últimas notícias