quarta-feira, 18 de março de 2015

Operação contra a corrupção em Juazeiro - Empresário é considerado foragido


A delegada federal, Josefa Lourenço da Silva acaba de dar detalhes acerca da Operação Crio, desenvolvida na manhã desta quarta - feira ( 18), em Juazeiro do Norte.  Onze mandados de busca e apreensão e um madado de prisão foram expedidos pela Justiça Federal com o objetivo de desarticular uma quadrilha acusada de desvio de verbas públicas federais provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O empresário Egberto Gomes Costa,  o Beto,  teve mandado de prisão preventiva decretada e é considerado foragido.
A Operação Crio é um alusão ao Deus do frio na mitologia grega, numa referência à CPI dos Ar-condicionados, recusada pela Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, mas cuja denúncia, foi entregue ao Ministério Público Federal ( MPF ) pelo vereador Cláudio Luz ( PT ).
A denúncia vem sendo investigada desde outubro de 2013 e hoje 45 agentes federais vindos de Fortaleza auxiliaram os policiais da delegacia de Juazeiro do Norte nas buscas.  Foram apreendidos dois veículos na residência de Beto, uma camioneta S10 e um automóvel Veloster.
Segundo  delegada Josefa Silva,  a investigação apurou que faziam parte da organização criminosa, empresários,  contadores, além de prováveis servidores públicos nas licitações,  em desvio e aplicação indeviVerbasverbaspúblicaas federais do Fundeb.
O "modus operandi" da quadrilha consistia na abertura de empresas de fachadas, visando o superfaturamento dos serviços contratados, os quais, parte sequer eram realizados.

Últimas notícias