Candidata da base governista, o deputado Fernando Santana (PT) começa a receber elogios para ser escolhido a suceder Evandro Leitão (PT) na presidência da Assembleia Legislativa (Alece).
Antes tratada apenas em bastidores, a definição começou a receber manifestações abertas de petistas, de aliados próximos ao senador Cid Gomes (PSB) e da oposição.
Um desses elogios veio do deputado estadual, Guilherme Sampaio (PDT) que afirmou ser Fernando um "excelente nome" e tem todas as condições para assumir o posto maior no parlamento cearense. Ele, porém, pregou a construção de consenso com as demais bancadas.
Antes de Guilherme, o deputado De Assis Diniz (PT), líder do bloco PT/PCdoB/PSDB/Cidadania/PSD, já havia apoiado o nome de Fernando Santana e desconhecer qualquer conflito na Alece em relação à escolha de Fernando.
"Você pode ter certeza que na construção da resolução ela está intimamente ligada a um sentimento de aderência a candidatura do Fernando Santana. Nós temos dois grupos do PDT. Eu falei há pouco com alguns dos dois grupos e eu não senti isso. O que eles dizem é que se for o nome de consenso do governo com a base vão votar tranquilamente", declarou.
Já o deputado Davi de Raimundão (MDB) também elogiou Fernando, o definindo como pessoa muito preparada e competente, lembrando ter feito campanha para o petista na eleição para prefeito de Juazeiro do Norte, em chapa que tinha como vice a mãe do emedebista, Maricele Macedo.
"O deputado David de Raimundão assim como todo o MDB, deputado Agenor (Neto), Danniel (Oliveira), acredito que vai logicamente dialogar, conversar, ver os projetos que ele tem pra Casa. Mas a gente não vê dificuldade por conhecer o caráter, conhecer a pessoa e saber que ele (Fernando) tem a capacidade de sobra de conduzir essa casa do povo cearense", afirmou.