quinta-feira, 29 de junho de 2023

Museu da Cultura Cearense lança, nesta quinta-feira (29), programa mensal que destaca as influências das culturas afro e indígenas no Ceará


Museu da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Museu da Cultura Cearense (MCC) inicia, nesta quinta-feira (29), o programa mensal "No Ceará Tem Disso Sim: patrimônios culturais africanos e indígenas", iniciativa que destacará, a cada edição, uma temática referente à forte influência das culturas afro e indígenas no Ceará.

A primeira edição debaterá questões relacionadas a gênero e religião, a partir da exibição do filme 'Arreda Homem que Chegou Mulher' (2021), documentário de Renata Monte sobre mulheres de terreiro de Fortaleza, que ocupam os mais altos cargos de hierarquia, subvertendo a tradição patriarcal de comunidades religiosas, às 19h30, na sala 1 do Cinema do Dragão.

O acesso é gratuito mediante inscrição prévia pelo link bit.ly/cinedebatemcc, ou no local, mediante a disponibilidade de vagas.

Além da exibição, será realizado um debate com as mães de santo Cristina Amorim, Elisa Ribeiro e Telma Lima, lideranças de umbandas diferentes que compartilham suas vivências no filme. O bate-papo, que também contará com participação da diretora e será mediado pelo fotógrafo e antropólogo Jean dos Anjos, convida o público a refletir sobre a religião a partir da perspectiva de gênero. 


Últimas notícias