quarta-feira, 18 de maio de 2016

Governador visita obras da siderúrgica e da expansão do Porto do Pecém

Camilo Santana esteve no Porto do Pecém. Foto: Carlos Gibaja

Produzir aço para o mercado global de forma segura, competitiva e sustentável, impulsionando a economia cearense. Esse é o objetivo da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), instalada na cidade de São Gonçalo de Amarante, que recebeu nesta terça-feira (17) a visita do governador Camilo Santana. A primeira usina integrada do Nordeste já está em fase de comissionamento para iniciar a operação, prevista para junho, registrando mais de 99% das obras concluídas. Na ocasião, o chefe do Executivo também realizou  uma visita de acompanhamento à obra de segunda expansão do Porto do Pecém.
Camilo Santana destacou a importância que a CSP terá para a economia cearense. "Seria bom se todo cearense tivesse a oportunidade de ver essa obra que é impressionante, vai gerar oportunidade de emprego, vai dinamizar a economia, a tecnologia é de ponta. É um sonho para o Ceará. Quero parabenizar todos os envolvidos pela realização desse grande trabalho que será referência em todo o mundo. A CSP está localizada em uma zona de livre exportação, colocando o Ceará na rota de vários países", disse.
No Porto do Pecém, o governador visitou os três novos berços, dos quais dois já estão prontos (7 e 8) e o terceiro deverá ser entregue até novembro deste ano; a nova ponte de acesso, que fica pronta em junho de 2017, e a correia transportadora para minério de ferro, construída para atender exclusivamente a siderúrgica.
Na visita, governador acompanhou funcionamento da siderúrgica.

De acordo com o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, a obra já apresenta 80% de avanço e irá aumentar a capacidade de movimentação do Porto para até 750 mil TEU's por ano. "Em junho chegam os novos STS's, que são grandes guindastes utilizados para incrementar a movimentação de contêineres. Estamos preparados para atender a CSP e novos investimentos que venham se instalar no complexo, mas vale ressaltar que isto é apenas o começo do que planejamos, com o apoio do governador Camilo Santana, para o CIPP", declarou Danilo.
O secretário da Infraestrutura, André Facó, destacou o andamento das obras.  "O governador Camilo Santana constatou, na visita de hoje, que as obras de ampliação do Porto  estão no cronograma previsto. A ampliação completa do Pecém deve ser entregue aos cearenses ainda no primeiro semestre de 2017. Com a conclusão dessa etapa, o Ceará vai atingir um novo patamar no que diz respeito à infraestrutura portuária. O nosso Estado estará entre as melhores opções para empreendimentos e empresas que precisam de um porto moderno e seguro para o seu desenvolvimento".
(Governo do Ceará)

Últimas notícias