sexta-feira, 27 de maio de 2016

Antenas de emissoras de rádio levam riscos ao tráfego aéreo de Juazeiro do Norte

Das três emissoras de rádios de Amplitude Modulada (AM), existentes em Juazeiro do Norte, duas estão com suas antenas totalmente as escuras, colocando em risco o tráfego de atronáveis que se destinam ao aeroporto regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. As duas antenas, ambas com aproximadamente 100 metros de altura, uma da Rádio Progresso e a outra da Rádio Verde Vale, estão próximas a reta final da pista “uno três” (13), e, as escuras, ferem totalmente as normas do Serviço de Proteção ao Voo (SPV) no território nacional.
Além da falta de luzes de balizamento, as duas antenas estão com as cores amarela e branca muito apagadas, dificultando também a visão durante o dia. O assunto começou a ser explorado esta semana através das redes sociais, foi assunto nos noticiosos das rádios na manhã desta sexta-feira e já é de conhecimento da INFRAERO. O comando da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), que constantemente realiza voos em baixa altitude com helicópteros, também foi informada do perigo.
SERÁ DESMONTADA
Informações do diretor presidente da Rádio Progresso FM, Antonio Firmino da Silva, dão conta que a antena começou a ser desmontada no dia de hoje e até a próxima semana não existirá mais. “A rádio Progresso AM migrou para FM e a antena para nós não tem nenhuma serventia”, assegurou Antonio Firmino. No tocante a Verde Vale AM fomos informados que algumas luzes da antena estão queimadas mas a substituição está sendo providenciada.
A preocupação com a segurança dos voos em Juazeiro do Norte tem mobilizando até o Ministério Público Federal, que, dentre outras ações, determinou a redução na altura de algumas antenas de telefonia nas proximidades do aeroporto. Até a torre da igreja dos Franciscanos andou sendo envolvida no caso, mas, após alguns levantamentos, parece que não será alterada. Á a antena da Rádio Vale FM será deslocada do bairro Franciscanos para a colina do horto, local onde boa parte das antenas estão localizadas e bem sinalizadas.
(Colaborou Roberto Bulhões)

Últimas notícias