quinta-feira, 14 de abril de 2016

Exclusivo: Justiça determina transferência de Zé de Amélia para a Pirc, em Juazeiro do Norte

Zé de Amélia será transferido para a Pirc.

Depois de cinco meses preso na Delegacia de Capturas em Fortaleza, a Justiça, atendendo pedido do Ministério Público, determinou a transferência do ex-presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, o vereador afastado José de Amélia Júnior para um presídio. Zé de Amélia irá aguardar julgamento na Pirc (Penitenciária Agroindustrial Regional do Cariri), em Juazeiro do Norte). Ele tem prisão preventiva decretada e é acusado de vários crimes durante o período que esteve à frente do Poder Legislativo municipal (2007 a 2012) , tais como formação de quadrilha, estelionato, fraude e crime contra o sistema financeiro. A transferência pode ocorrer a qualquer momento. A princípio para a Polícia Federal ou para o quartel do 2º BPM, enquanto a cela que vai abrigar Zé de Amélia é concluída na Pirc.
Em abril de 2014, Zé de Amélia foi afastado da câmara municipal por determinação da Justiça de Juazeiro do Norte. Ele passou a ser réu no processo que apura esquema milionário de desvio de dinheiro da Câmara Municipal com apoio de sua esposa, a ex-vereadora Miriam Sampaio, que também teve prisão preventiva decretada. Segundo investigações do Ministério Público Estadual, pelo menos R$ 3,1 milhões teriam sido desviado pelo vereador afastado para suas contas.
O casal passou mais de um ano foragido até ser capturado no dia 29 de novembro do ano passado, por agentes da Polícia Federal, ao tentar embarcar uma filha no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. Imediatamente o casal foi recolhido para a Delegacia de Capturas, onde permanece preso.
Como possui nível superior, por ser bacharel em Direito, Zé de Amélia terá direito a cela especial. Na Pirc está sendo construída um novo xadrez pra receber o vereador, mas sem regalias e mordomias. Sem direito a uso de rádio ou tv, a cela/xadrez sequer terá cama. Assim como os demais presos daquela unidade carcerária, o colchão será no chão. Um pia um vaso sanitário compõem o cenário do novo local que abrigará o ex-vereador até seu julgamento ou que a Justiça volte a se pronunciar sobre sua prisão. A defesa de de Zé de Amélia perdeu todos os recursos impetrados nas instância de primeiro e segundo grau da Justiça do país. Atualmente corre no Supremo Tribunal Federal pedido de habeas corpus, sem data de julgamento.
CÂMARA MUNICIPAL.
Mesmo diante de todos os processos enfrentados na instâncias superiores do Poder Judiciário nacional, e com evidências de que não escapará da Justiça, o ex-vereador Zé de Amélia ainda exerce forte influência no Poder Legislativo de Juazeiro do Norte, pois até hoje, ainda permanece nos quadros da câmara faz jus, mensalmente, ao seu salário. Muito embora, antes de ser afastado, Zé de Amélia tenha solicitado ao banco a antecipação salarial referente ao três anos que ainda tinha de mandado pela frente, consuma mais de 90% do seu vencimento. Até o momento, a câmara sequer aprovou ou deu entrada no pedido de expulsão do parlamentar afastado.

Últimas notícias