quinta-feira, 26 de junho de 2014

Vereadores rejeitam fim do voto secreto na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte

Cledmilson, Adauto Araújo e Firmino votaram pela manutenção do secreto. (Foto: Flávio Pinto)

Os vereadores da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte deram um "tapa" na democracia nesta quinta-feira (26) e decidiram manter tudo de acordo com seus acordos e negociatas na casa. Por maioria de votos, 10 a 6, os edis juazeirenses rejeitaram a emenda de projeto de lei de autoria do vereador Cláudio Luz (PT), que acabaria com o voto secreto no Poder Legislativo municipal.
O mais curioso da rejeição foi o fato de que 14 parlamentares haviam subscrito a emenda, ou seja, concordavam com o fim do voto secreto, só que na hora de votar, o projeto acabou não sendo aprovado.
Dos 21 vereadores, apenas Bertran Rocha (PT do B) justificou a ausência: luto pela morte do pai, que faleceu na última terça-feira (24).
Votaram a favor do fim do voto secretos os parlamentares: Gledson Bezerra, Tarso Magno, Cláudio Luz, Darlan Lobo, Rita Monteiro e Auricélia Bezerra.
Votaram a favor da manutenção do voto secreto os vereadores:  Claudionor Mota, Antônio Cledmilso (PSD), Firmino Calú, Ivan Leiteiro, João Borges, Nivaldo Cabral, Preto Macedo (PMDB), Didi de Amarílio, Mara Torres e Adauto Araújo.
O vereador Normando Sóracles (PSL)esteve presente à sessão, mas abandonou o plenário minutos antes do início da votação, alegando que estava passando mal. Não compareceram e nem justificaram suas faltas os vereadores Alberto Costa (PT) e Danty Benedito. Como presidente da mesa diretora, o vereador Capitão Vieira não precisou votar.
E assim com mais esse triste episódio e afronta à democracia, os vereadores encerram este mês de junho com a triste marca de apenas três sessões realizadas. 

Últimas notícias