quinta-feira, 24 de abril de 2014

Brasileiros poderão ingressar na Universidade de Coimbra com notas do Enem

Estudantes brasileiros que já concluíram o ensino médio, ou irão concluir, tem agora a oportunidade de ingressar diretamente na Universidade de Coimbra sem terem de fazer os exames nacionais portugueses. Para se candidatarem, deverão ter boas notas no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Esta é a primeira vez que isso acontece na história.
A decisão da Universidade de Coimbra (UC) de aceitar as notas do ENEM como critério de seleção para o ingresso no primeiro ano dos seus cursos resulta da nova legislação portuguesa, aprovada a 10 de março, que permite às instituições de ensino superior portuguesas criarem sistemas de ingresso próprios para estudantes internacionais.
Os estudantes brasileiros que queiram estudar na mais antiga e prestigiada Universidade de Língua Portuguesa podem, logo desde o 1º ano do ensino médio, candidatar-se utilizando os resultados do ENEM.
De acordo com Joaquim Ramos de Carvalho, vice-reitor responsável pelas Relações Internacionais da UC, “recebemos gerações de estudantes brasileiros que aqui sempre encontraram um ambiente acolhedor, impregnado de história e modernidade, e que fazem parte integrante da nossa história comum”.
Ainda de acordo com o professor Joaquim Ramos de Carvalho, “Coimbra oferece uma experiência acadêmica diferenciada que resulta da excelência e variedade de formações, da vivência internacional conjunta com estudantes de 90 países, numa cidade universitária de grande qualidade de vida, situada numa Europa sem fronteiras”.
PATRIMÔNIO MUNDIAL
A Universidade de Coimbra foi classificada pela Unesco como Património Mundial em 2013 e oferece qualificação em quase todas as áreas do conhecimento, além de diversas linhas de investigação, das quais muitas premiadas.
Na UC, os alunos também têm a possibilidade conviver com outras culturas e línguas, participar de programas de mobilidade pela Europa e ter uma experiência de vida diferenciada, com qualidade e tranquilidade.
MAIS INFORMAÇÕES
A UC criou um site (www.uc.pt/brasil) especialmente dirigido a estudantes e pesquisadores brasileiros, onde se encontram todas as informações úteis, como os cursos oferecidos, as linhas de investigação realizadas, o financiamento e as informações práticas para preparação de uma ida para Coimbra. Os alunos aprovados vão pagar mensalidade de 700 euros (em média R$ 2.100) mensalmente.
(O Povo)

Últimas notícias