segunda-feira, 6 de maio de 2024

Projeto H-Tec, do Governo do Ceará, vai formar e qualificar profissionais na área de energias renováveis



O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), lançou, nesta segunda-feira (6), o Projeto H-Tec, ação voltada para o fortalecimento e qualificação de profissionais na área de energias renováveis. Ao todo, serão investidos R$ 34 milhões ao longo de quatro anos, com abertura de laboratórios em 13 municípios e a formação de 12 mil técnicos e multiplicadores de conhecimento. O evento de lançamento, comandado pelo governador Elmano de Freitas, aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza.

“O que estamos construindo no Ceará é algo que vai mudar para sempre a economia do nosso estado. Nós estamos com esse desafio de construir a mão de obra para esse setor tão importante. Estamos mexendo na infraestrutura do Ceará, juntando esforços para a produção do conhecimento para que o estado possa ter um outro patamar”, declarou Elmano de Freitas.

E completou: “Se todos os nossos projetos de hidrogênio verde forem executados, isso representa quatro vezes mais produção de energia do que produzimos hoje. Com isso, é evidente que precisaremos de mão de obra para tocar tudo. Também gostaria de dizer que, no mínimo, 20% das vagas de formação deste projeto serão destinadas para as mulheres”.

O projeto conta com a parceria da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET); da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc); da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade Estadual do Ceará (Uece); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Titular da Secitece, Sandra Monteiro salientou o compromisso do Governo do Ceará em uma pauta tão importante quanto a das energias renováveis. “O lançamento deste projeto revigora a ciência e torna o cidadão mais próximo do mercado de trabalho. As energias renováveis, em especial no Nordeste, se consideram como um setor crucial para o desenvolvimento. O Governo do Estado tem tido essa sensibilidade ao tema, vem investindo e está alinhado com o Governo Federal na busca do crescimento desta área”.

Últimas notícias