quarta-feira, 22 de maio de 2024

Nova vacina: grupos prioritários e crianças devem atualizar imunização contra covid-19


A partir desta segunda-feira (20), os municípios cearenses já podem disponibilizar para a população a nova vacina contra covid-19. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) distribuiu, na última sexta-feira (17), 108.800 doses para os 184 municípios do Estado. O imunizante foi atualizado devido à necessidade de proteção para as novas variantes da doença.

A vacinação é realizada nos postos de saúde de todo o Ceará, de acordo com o calendário vacinal de cada município. Nas unidades dos Vapt Vupt em Fortaleza, localizadas nos bairros Antônio Bezerra, Messejana e Papicu, as vacinas já estão sendo aplicadas, das 8h às 17h.

A vacina monovalente do laboratório Moderna traz a subvariante ômicron XBB 1.5, para a utilização em todas as faixas etárias acima de seis meses. Pessoas de 5 anos ou mais que não fazem parte dos grupos prioritários e nunca foram vacinadas terão a oportunidade de receber uma dose da vacina XBB no esquema primário.

“A subvariante XBB 1.5 possui mais de quarenta mutações em comparação ao vírus original. Por isso, a vacina covid monovalente atualizada está indicada, em razão desse cenário de novas variantes”, destaca a titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Sesa, Ana Karine Borges.

O objetivo é completar o esquema vacinal das crianças de 6 meses a 4 anos de idade e atualizar a proteção para os grupos prioritários. Mesmo com esquema completo e doses de reforço, desde que a última dose tenha sido administrada há mais de três meses, a população acima de 5 anos dos grupos prioritários deve buscar uma unidade de saúde para realizar essa atualização.

Crianças de 6 meses a 4 anos receberão uma ou duas vacinas, a depender do esquema vacinal anterior, obedecendo o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde. Por isso, para esse grupo de crianças, recomenda-se comparecer à unidade de saúde para a avaliação do profissional da sala de vacina.

Os imunizantes podem ser administrados simultaneamente ou a qualquer momento antes ou depois de outras vacinas para adultos, adolescentes e crianças. “A única vacina que precisa de um intervalo para ser administrada depois que a pessoa receber a dose de imunizante contra a covid-19 é a da dengue, que precisa de um intervalo de 24 horas”, explica.

Últimas notícias