Foto: Júnior Pio/Alece |
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PDT), apresentou nesta quinta-feira (13), um balanço, do primeiro semestre de 2023 na casa legislativa. Entre os destaques citados foi a aprovação de projeto que permite que a Alece faça doações a cozinhas comunitárias em todo o estado, além de ter elencado os atendimentos realizados pelos serviços oferecidos pela Casa.
"Eu quero parabenizar a todos os deputados e deputadas, por sua sensibilidade, distribuição de kits de cozinhas comunitárias em todo o estado do Ceará", disse. "Isso é ter sensibilidade, priorizar as ações, as políticas públicas para que possamos melhorar, contribuir, reduzir a dor de irmãos e irmãs cearenses".
Evandro ressaltou que 300 cozinhas comunitárias devem ser beneficiadas pelas doações no Estado. O projeto, aprovado em março, prevê que a Alece adquira e distribua insumos alimentares e equipamentos para a montagem desses espaços com recursos próprios do Legislativo.
Durante o discurso, ele aproveitou para ressaltar prêmios recebidos pela Casa, como o 4º lugar no ranking da Transparência Internacional Brasil — ferramenta que avalia a divulgação de informações pelos Poderes subnacionais. Segundo o ranking, a Alece foi avaliada com 60,8% de transparência.
A Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), vinculada à Assembleia, também recebeu o prêmio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, na categoria melhor "Qualificação de Educação Legislativa".
Presidente da Unipace, a deputada Gabriela Aguiar (PSD) ressaltou o "destaque nacional" recebido pela entidade. "A gente está conseguindo, com responsabilidade social, chegar a todos os municípios cearenses", disse em aparte ao discurso de Evandro Leitão.