A governadora do Ceará, Izolda Cela, apresentou o trabalho desenvolvido no estado para a produção de energias renováveis, nesta quarta-feira (9), na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27). O evento está sendo realizado em Sharm El Sheikh, no Egito, e reúne líderes de todo o planeta para discutir estratégias de redução dos efeitos do aquecimento global nos países.
O painel teve como tema central as “Estratégias latino-americanas para implementação do acordo de Paris sob a perspectiva das alianças climáticas” e contou com a presença da secretária de Meio Ambiente de Pernambuco, Inamara Melo; do secretário de Governo de São Paulo, Marcos Penido; e engenheira ambiental mexicana Sofía Hernández, secretária do Governo de Jalisco (MEX).
Em sua apresentação na COP 27, a governadora Izolda Cela reforçou a vanguarda do Ceará na produção de Hidrogênio Verde, com 24 acordos assinados com grandes empresas internacionais e brasileiras do setor. “Temos uma geografia e condições de natureza que são muito fortes a favor da gente, e nos comprometemos com essa transição energética tão importante para o planeta”, disse a gestora.
Multinacional garante instalação de usina de hidrogênio verde no Ceará
A governadora do Ceará, Izolda Cela, se reuniu com o CEO da Fortescue Future Industries (FFI), Andrew Forrest, e assinou uma emenda ao Memorando de Entendimento (MoU) com a multinacional australiana. O documento reafirma a intenção da companhia em implementar uma usina de Hidrogênio Verde no Porto do Pecém. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (9), no primeiro compromisso da chefe do Executivo estadual na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), no Egito.
Em junho deste ano, o Governo do Estado já havia assinado um pré-contrato com a Fortescue. A previsão é gerar 2.500 empregos na fase de construção e 800 durante a operação da unidade, que terá investimento de 6 bilhões de dólares.
“Trata-se de um projeto vigoroso. Uma planta muito robusta, de uma empresa que tem um potencial muito grande e está engajada nessa transição energética. Isso vem fortalecer toda uma ação sistêmica que o Estado vem fazendo para se colocar nesse movimento de ser a casa do Hidrogênio Verde. Temos potencial para isso, tanto da natureza como de nossa infraestrutura”, citou a governadora Izolda Cela, que estava acompanhada do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior; do presidente do Porto do Pecém, Danilo Serpa; e do secretário de Relações Internacionais, César Ribeiro.