quarta-feira, 20 de junho de 2018

Projeto de Lei propõe realização de campanha de proteção da saúde dos animais

Deputado Leonardo Araújo

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará projeto de lei nº 66/18 de autoria do deputado estadual Leonardo Araújo que institui a Campanha Março Verde destinada ao desenvolvimento de iniciativas sociais em prol da saúde dos animais de rua e domésticos, a ser realizada, anualmente, no mês de março, em alusão ao Dia Nacional dos Animais, comemorado em 14 de março.
Segundo o parlamentar, "este projeto faz parte da adoção de políticas públicas voltadas à proteção e defesa dos animais de rua e domésticos, sendo fundamental a adesão dos “amantes dos animais. Em meio às atitudes de maus-tratos envolvendo animais no Estado do Ceará, ganha destaque a necessidade de desenvolver boas práticas de incentivo à proteção dos animais de rua e domésticos. Apesar das iniciativas das instituições de proteção animal no sentido de realizar campanhas e desenvolver ações em prol da sensibilização da sociedade para a defesa da integridade física e sanitária dos animais, é imprescindível ampliar o debate sobre o tema, com vistas a permitir uma maior participação da sociedade em busca desse objetivo", justificou Leonardo Araújo.
A Campanha Março Verde tem como objetivo desenvolver ações que contribuam para a proteção da integridade física e sanitária dos animais de rua e domésticos; realização de campanhas socioeducativas voltadas à adoção de animais em estado de abandono; esclarecimentos a população acerca da importância da prevenção de zoonoses; promover atividades, tais como eventos, debates, seminários e palestras, voltados à conscientização das pessoas a respeito do cuidado e atenção à saúde dos animais de rua e domésticos; divulgar a legislação de proteção animal, a fim de orientar a sociedade acerca dos direitos dos animais de rua e domésticos; e incentivar a população a denunciar aos órgão públicos os casos de maus-tratos envolvendo animais de rua e domésticos.
A escolha da cor verde para simbolizar a campanha tem relação com o significado dessa cor, que representa a esperança, a liberdade, a natureza viva, além de estar associada à renovação. Essa campanha busca, de fato, renovar os pensamentos humanos, de modo a favorecer uma maior consciência quanto à importância da proteção da saúde dos animais de rua e domésticos.

Últimas notícias