terça-feira, 3 de abril de 2018

Secretário Will Almeida agiliza criação da CRD no Cariri

Integrar as políticas públicas sobre o uso de álcool e outras drogas, promover ações intersetoriais de prevenção, acolher e encaminhar usuários e seus familiares para a rede assistencial, capacitar colaboradores e fomentar a geração de pesquisas, criando dados epidemiológicos. Estas são as principais atividades que serão desenvolvidas no Cariri pelo Centro de Referência sobre Drogas (CRD).
O primeiro equipamento a ser instalado na região pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) do Governo do Estado está em fase final de preparativos para a inauguração, que deverá acontecer até o final deste mês. O CRD do Cariri funcionará em espaço anexo ao Vapt Vupt, no Centro de Juazeiro do Norte.
Para conferir de perto as obras do CRD do Cariri, o secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, desembarca nesta quarta-feira, 4, em Juazeiro do Norte. O titular da SPD tem reunião agendada, pela manhã, com a secretária Municipal de Saúde, Maria Nizete Tavares. Na oportunidade, deverão ser acertados os detalhes finais da parceria entre a Prefeitura de Juazeiro do Norte e a SPD. O acordo estabelece que a administração municipal entrará com a contrapartida de recursos humanos para o funcionamento do CRD do Cariri. Após a reunião, o titular da SPD fará uma visita ao equipamento.
O secretário Will Almeida destaca a importância da operação do CRD do Cariri, que  ampliará o raio de ação da SPD na importante região cearense. O gestor explica que o equipamento operará nos mesmos moldes do CRD de Fortaleza, que funciona no prédio da SPD, no bairro Jacarecanga.
Ainda conforme o secretário, os funcionários municipais que irão atuar no Centro de Referência passarão por treinamento especial por parte de profissionais da SPD para, então, atuarem junto ao público que enfrenta problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas. “A inauguração do CRD do Cariri é uma meta da SPD que está sendo cumprida”, enfatiza, lembrando que trata-se do primeiro equipamento do tipo, voltado à temática de dependência química, a funcionar fora da capital cearense.
A agenda do secretário Will Almeida no Cariri inclui, ainda, a participação no I Seminário de Políticas sobre Drogas de Juazeiro do Norte. O evento será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde – Setor da Rede de Saúde Mental em parceria com a SPD. Na ocasião, o gestor abordará o tema “As Politicas sobre Drogas no Ceará”. O seminário ocorrerá na tarde da quarta-feira, 4, a partir das 13h30, no auditório do Memorial Padre Cícero.
Na quinta-feira, 5, Will Almeida conclui a agenda de trabalho no Cariri com a visita a Comunidades Terapêuticas (CTs) que funcionam na região e realizam o acolhimento de dependentes químicos. O objetivo do gestor é conferir as condições de funcionamento das instituições e o atendimento oferecido aos acolhidos. O titular da SPD também tem reunião marcada com o secretário de Saúde do Crato, André Barreto Esmeraldo, a fim de discutir o fortalecimento das políticas sobre drogas no município.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias