segunda-feira, 16 de abril de 2018

Governo do Ceará inaugura rede de distribuição de gás renovável nesta segunda

O governador do Ceará, Camilo Santana, inaugura nesta segunda-feira (16), às 9h no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (ASMOC), o Gasoduto, a Estação de Transferência e a Planta de Produção de Gás Natural Renovável, empreendimentos realizados por meio da parceria entre a Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Prefeitura de Fortaleza e a Gás Natural Renovável Fortaleza.
O Gasoduto foi construído pela Cegás, tem 23 km e fará a distribuição do Gás Natural Renovável (GNR) proveniente do aterro sanitário da Região Metropolitana de Fortaleza para indústrias, veículos, comércio e residências da rede de clientes da empresa. A GNR Fortaleza vai possibilitar a retirada do gás metano da superfície do Aterro e será a segunda maior do País, com capacidade para a produção inicial de 100.000 m³ de biometano, um combustível renovável compatível com as especificações do gás natural, usado para abastecer veículos, indústrias, comércio e residências.
O gás é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos depositados no Aterro, principal destinação de todo o resíduo sólido recolhido em Fortaleza. Para a retirada de metano, foram instaladas tubulações que farão a sucção de todo o metano da superfície do aterro. O processo de produção de biometano acontece a partir da separação de CO2 do metano e da remoção de contaminantes. Além da geração de energia, também será possível evitar que mais de 610 toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera anualmente, equivalentes à retirada diária de mais de 800 mil litros de diesel do setor de transportes. Isso contribui para minimizar a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo positivamente para as futuras gerações. Com a geração de energia renovável, os combustíveis fósseis são substituídos, reduzindo, dessa forma, passivos ambientais e atribuindo selo verde à matriz de tratamento.
Serviço
Governo do Ceará inaugura Usina de Gás Natural Renovável
Data: 16.4.2018
Hora: 9h
Local: Rodovia BR 020, Km 14, Loteamento Lino da Silveira, Quadras 282 a 317,Bairro Jurema(Toco), Caucaia/CE.

Últimas notícias