terça-feira, 3 de abril de 2018

Eunicio derruba veto ao Refis para micro e pequenos empresários


O intenso trabalho de articulação do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), rendeu um importante passo para os micro e pequenos empresários brasileiros. O senador pautou de ofício e conseguiu derrubar, na sessão desta terça-feira (03), o veto presidencial (VET 5/2018) ao PLC 164/2017, que institui o Refis para micro e pequenas empresas.

O programa de refinanciamento, permitido às empresas optantes pelo regime de tributação Simples, havia sido aprovado pelo Senado no final de 2017, mas tinha sido vetado pela presidência da República.

Durante a discussão da derrubada do veto, Eunício se disse contra a política de refinanciamento para empresas, entretanto, avaliou a medida como necessária já que atendia ao setor que mais emprega e cresce no país.

“Primeiramente, eu sou contra o Refis. Nós já fizemos aqui no Congresso Nacional 17 Refis em 10 anos e quando chegou a vez dos miúdos e dos pequenos a área econômica do Governo Federal sinalizou que haveria impacto econômico e vetou o Refis dos miúdos. Então é injusto que a gente faça aqui esses 17 Refis e a gente não inclua os pequenos e os microempresários”, lembrou Eunício.

Com a medida, 600 mil micro e pequenas empresas poderão renegociar suas dívidas, sendo 40 mil apenas no Ceará.

“Isso significa a preservação dessas empresas, a possibilidade de novos investimentos e a manutenção ou até mesmo aumento no número de empregos oferecidos por esses empreendimentos em todo o país”, comemorou Eunício.

Derrubada do veto regulamenta atividade dos agentes de saúde e de combate a endemias

A negociação de Eunício junto aos congressistas garantiu também a derrubada do Veto (VET) 4/2018, feito parcialmente ao PLC 56/2017, que reformulou a carreira de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

O projeto foi sancionado pelo presidente da República, em janeiro, na forma da Lei 13595/2018 com uma série de pontos vetados, como a jornada semanal de 40 horas, indenização por transporte e regras de cursos de formação continuada.

“Os agentes comunitários de saúde e endemias são peça fundamental no atendimento às comunidades. Aqueles responsáveis pelo primeiro atendimento, na prevenção e no tratamento do cidadão. Damos mais uma vez, e de forma definitiva, um passo importante no sentido de regulamentar a atividades desses profissionais e assim garantir essa atenção básica de qualidade à população brasileira”, comemorou Eunício.     

Em março, Eunício esteve reunido com uma comitiva de agentes de saúde liderados pela presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), Ilda Angélica Correia. Na oportunidade, o presidente do Congresso disse que trabalharia pela derrubada do veto.

Últimas notícias