quarta-feira, 4 de abril de 2018

Ceará será homenageado no 10º Salão do Artesanato, em Brasília



O Ceará será destaque no 10º Salão do Artesanato, em Brasília. Com um espaço de 155m², o trabalho de artesãos cearenses cadastrados na Central de Artesanato do Ceará (Ceart) será apresentado para os mais de 80 mil visitantes que passarão pelo Parque da Cidade, a partir desta quarta-feira (4) até o próximo domingo (8). A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e a coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará (PDA), Amanaci Diógenes, estarão presentes na abertura do evento.
Cerca de 1.820 expositores representantes de 72 entidades artesanais e grupos produtivos de 62 municípios cearenses serão beneficiados com a venda de 3.500 produtos artesanais nas 16 tipologias artesanais do Ceará, como areia colorida, argila, fibras vegetais, madeira, papel, metais, fios e tecidos (renda de bilro, labirinto, filé, tecelagem, crochê e bordado), dentre outras.
Durante o evento, no estande do Ceará, estarão trabalhando ao vivo seis mestres artesãos das tipologias: couro, madeira, fibra vegetal, fio e tecido na técnica da renda de bilro e areia colorida. Além disso, a gastronomia cearense estará presente no evento com a apresentação de produtos e pratos da nossa culinária.
Conquistas
O governador Camilo Santana assegurou ao artesão cearense, em 2015, a isenção fiscal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); o Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses); capacitações para aperfeiçoar o design dos produtos; além da realização de feiras locais, estaduais e nacionais. O Governo do Ceará, em dezembro de 2017, inaugurou o novo Centro de Renderias da Prainha, em Aquiraz. Atualmente, o Estado garante o funcionamento de quatro lojas da Ceart.
Serviço:
10º Salão do Artesanato
Local: Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade - Brasília/DF
Quarta à sexta: das 16h às 22h
Sábado e domingo: das 10h às 22h.

Últimas notícias