sábado, 12 de julho de 2014

Sobe para 20 o número de candidaturas impugnadas pelo Ministério Público Eleitoral

O Ministério Público Eleitoral (MPE) do Ceará impugnou 20 candidaturas nas eleições deste ano. A lista inclui atuais e antigos deputados estaduais, federais e ex-prefeitos. Se o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovar as ações, eles não poderão concorrer.
As ações de impugnação são propostas quando o MPE encontra elementos que possam levar os candidatos à inelegibilidade, conforme os critérios da Lei da Ficha Limpa.
De postulantes à Assembleia Legislativa, a lista divulgada ontem pelo MPE inclui os deputados Carlomano Marques (PMDB), Dedé Teixeira (PT), Mirian Sobreira (Pros) e Sineval Roque (Pros), além da suplente Ana Paula Cruz (PHS).
Elmano de Freitas (PT), candidato a prefeito de Fortaleza em 2012, João Dilmar (SD), ex-prefeito de Limoeiro do Norte, e Adelmo Aquino (SD), ex-prefeito de Alto Santo, também estão entre os impugnados que tentam vaga na Assembleia, assim como o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT).
Câmara dos Deputados
Entre candidatos a deputado federal, foram impugnados Eugênio Rabelo (PP), que tenta voltar à Câmara dos Deputados, Carlos Macedo (PSB), ex-prefeito de Aurora, e o suplente de deputado estadual Dr. Guimarães (PV). 
O número de impugnados pode subir, já que até o próximo dia 16 o MPE vai examinar outros 42 pedidos de candidatura. O TRE tem até 12 de agosto para julgar todas as ações. Em caso de condenação, os candidatos podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
(O Povo)

Últimas notícias