segunda-feira, 31 de março de 2014

Urca debate preconceito racial dentro da universidade

Formas de enfrentamento ao preconceito e racismo na Universidade Regional do Cariri (URCA) foram foco de debate, durante reunião realizada na sexta-feira, 28, na Instituição. O encontro contou com a presença de estudantes, professores, funcionários e a Reitora, Professora Otonite de Oliveira Cortez. Um dos casos que colaborou para a recente discussão está relacionado a um aluno da Universidade, que teria sofrido preconceito racial.
Durante a reunião, ficou decidido que será criada uma comissão de sindicância para apurar o caso, além de ser providenciada a renovação da Comissão de Direitos Humanos na Universidade. O objetivo é apurar as denúncias de preconceito na URCA. Alguns participantes se propuseram a colaborar fazendo parte dessas comissões, com a composição das comissões de sindicância e de direitos humanos.
A Reitora sugeriu criar o Dia de Combate ao Preconceito na URCA, elegendo a data de 06 de maio, proposta aceita por todos os presentes.
No último fia 21, um estudante do Curso de História foi vítima de preconceito racial ao ter seu nome escrito numa frase preconceituosa e xingado de negro na porta do banheiro do Campus do Pimenta, em Crato.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Urca)

Últimas notícias