A Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece) reúne, na manhã desta quarta-feira (23), em sua sede, em Fortaleza, gestores das cidades cearenses para discutir a paralisação de atividades, no próximo dia 30, nos municípios.
A entidade fará uma exposição aos prefeitos sobre as ações que estão sendo adotadas e os orientará para a manutenção de serviços essenciais prestados pelos municípios.
A paralisação faz parte de uma mobilização nacional e tem por objetivo chamar a atenção dos deputados federais e senadores e do governo federal para as dificuldades financeiras nos municípios.
Segundo dados da CNM (Confederação Nacional de Municípios), 51% das prefeituras fecharam o primeiro semestre de 2023 no vermelho. Ou seja, os recursos arrecadados foram insuficientes para cobrir as despesas.
Diante da crise nas finanças, os prefeitos cobram que o Governo Federal libere dinheiro das emendas parlamentares e pressionam, ao mesmo tempo, para o congresso nacional aprovar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que aumenta em 1,5% a arrecadação do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).