terça-feira, 1 de agosto de 2023

Governo do Ceará empossa novos professores efetivos da Uece


A Universidade Estadual do Ceará (Uece) ganhou, na noite desta segunda-feira (31), novos professores. A vice-governadora Jade Romero, em cerimônia no Palácio da Abolição, empossou 37 docentes. A solenidade contou com as presenças da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; do reitor da Uece, professor Hildebrando Soares, e de outras autoridades.

Essa posse diz respeito ao último concurso, realizado ano passado, com 365 vagas. Destas, já foram empossados, até agora,150 docentes, sendo 130 em junho deste ano. Com esses novos 37 professores chamados, somam 187 vagas ocupadas. A vice-governadora destacou a importância da educação e da valorização do professor para o futuro da educação estadual.

“Vocês vêm compor com a gente o sonho de milhares de cearenses, então, é uma noite muito feliz. Esse é um nobre ofício, porque, além de ensinar, é sobretudo inspirar. Na Universidade vocês têm a oportunidade de transformar o futuro do Ceará por meio da pesquisa, educação e ciência”, destacou a vice-governadora. “Nós sabemos que para fortalecer a universidade precisamos ter melhorias desenvolvidas, editais para avançarmos na questão da pesquisa, mas sem dúvida, o nosso maior ativo são as pessoas. Os nossos campi saem fortalecidos depois de uma noite como hoje”, completou.

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, enfatizou o compromisso que é prestar um concurso público, sobretudo na área da educação. “Esse é um compromisso que é muito mais do que uma carga, é uma escolha de vida. São profissionais que são formadores de opinião. São formadores de opinião em uma universidade pública, que tem de acolher a todos”, pontuou.

Desenvolvimento do ensino superior

O reitor da Uece, Hildebrando Soares, comemorou a posse dos novos professores e enfatizou a importância da preservação desses profissionais para o desenvolvimento do ensino superior estadual.

“Em 2022, foi tomada essa decisão, pelo então governador Camilo Santana, da expansão e interiorização do ensino superior no Ceará. De uma vez só, foi autorizada a criação de oito novas faculdades no Estado, 19 cursos novos de uma única grande ação. Por isso, eu digo que essa é a maior e mais especializada expansão e interiorização de universidades estaduais”, pontuou o reitor. “É pensando nisso tudo que percebemos que hoje não é só uma posse, hoje estão aqui pessoas que são fundamentais para realização de sonhos e, além disso, fundamentais para a criação de futuros”, afirmou o reitor.

Os profissionais que tomaram posse foram todos lotados em novos cursos da Uece: na Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc), na Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc), na Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (Fecil), na Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (Faec) e no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região do Inhamuns (Cecitec).


Últimas notícias