Três cidades cearenses foram reconhecidas pelo Governo Federal em situação de emergência devido às chuvas intensas na região. Itapajé, Lavras da Mangabeira e Senador Pompeu aparecem na lista publicada pelo Diário Oficial da União, na quarta-feira (12). O documento foi assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.
Neste ano, os três municípios foram afetados por fortes chuvas. Em março, Lavras da Mangabeira já havia decretado situação de emergência. Em Itapajé, o reservartório atingiu capacidade máxima. O açude foi o sexto a sangrar neste ano e possui volume total de 4,2 milhões de m³.
Açudes sangraram este ano
62 açudes do Ceará atingiram a capacidade máxima, conforme balanço de monitoramento divulgado na terça-feira (11). Este é o maior número dos últimos 12 anos. A contagem pode ficar ainda mais expressiva, já que 11 reservatórios estão acima de 90% de sua capacidade. Os açudes Catucinzenta, Curral Velho, Desterro, Faé, Fogareiro, Gavião, Jatobá II, São José III, Taquara e Tatajuba, devem sangrar até o fim da quadra chuvosa.
Conforme o material divulgado, a reserva dos açudes passou de 5,8 bilhões m³, no dia 1º de fevereiro, para 8,74 bilhões m³ na data de hoje. A reserva hídrica atual corresponde a 47,68% da capacidade total dos 157 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).