As chuvas devem se estender até esta quarta-feira, 19, nas macrorregiões do território cearense, é o que projeta o boletim mais recente divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Ainda de acordo com a Funceme, nas últimas 24 horas, choveu em 149 dos 171 municípios do Estado. Dos 327 postos informados, 277 registraram acumulados de chuva.
O município de Santana do Acaraú, a 242,2 quilômetros de Fortaleza, teve a maior chuva do Ceará durante o período observado. A cidade registrou 93.6 milímetros (mm) até as 17h50min desta segunda-feira, 17.
Para o resto do dia, o céu pode variar entre parcialmente nublado a nublado com chuva em todas as macrorregiões.
Os destaques são as regiões do Cariri, da Faixa Litorânea, Ibiapaba e sul do Sertão Central e Inhamuns, que deverão concentrar os maiores acumulados de chuva, especialmente, entre a noite e madrugada.
Segundo a Funceme, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e áreas de instabilidades oriundas do leste do Nordeste irão influenciar as condições do tempo sobre o Estado até esta terça-feira, 18.
Nesta quarta-feira, 19, o céu pode variar entre parcialmente nublado a poucas nuvens com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões. Na madrugada, os locais que podem ter novas observações passam a ser: a Faixa Litorânea, o Sertão Central e Inhamuns e Cariri.
No amanhecer, o Cariri sai de cena. Pela tarde e noite, as chuvas poderão se ampliar para todas as macrorregiões.
Confira as maiores chuvas das últimas 24 horas (17/04):
Santana do Acaraú (Posto Açude São Vicente): 93.6 mm
Miraíma (Posto Miraíma): 75 mm
Uiraponga (Posto Morada Nova): 70 mm
Itapipoca (Posto Itapipoca): 69 mm
Banabuiú (Posto Barra de Sitia): 61.5 mm
Granja (Posto Pessoa Anta): 60 mm
Aurora (Posto Ingazeira): 59.6 mm
Potengi (Posto Sítio Quenquelere): 54 mm
Itapipoca (Posto Arapari): 53.2 mm
Aiuaba (Posto Fazenda Nova): 53 mm