segunda-feira, 17 de abril de 2023

Chanceler recebe ministro de Putin com guerra na Ucrânia e comércio Brasil-Rússia na pauta

Foto: Divulgação/Governo da Rússia


O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, recebeu nesta segunda-feira (17) em Brasília o diplomata russo Sergei Lavrov para discutir a guerra na Ucrânia e a relação comercial entre Brasil e Rússia, entre outros assuntos.

O encontro ocorre no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e não havia terminado até a última atualização desta reportagem.

A visita de Lavrov ao Brasil se dá em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia, que já dura mais de um ano.

O presidente Lula tem defendido um acordo de paz entre os dois países. Em março, Lula conversou por videoconferência com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e defendeu a criação de um "clube da paz", formado por países que poderiam mediar o fim do conflito.

Declarações recentes de Lula sobre o assunto, no entanto, geraram reação do governo dos Estados Unidos.

No último fim de semana, por exemplo, Lula disse que os Estados Unidos e países da Europa têm adotado medidas que, na avaliação do presidente, acabam prolongando a guerra.

A aproximação de Lula à China e à Rússia também tem gerado insatisfação nos norte-americanos. O petista voltou neste domingo (16) de viagem ao país asiático, onde se encontrou com o presidente Xi Jinping.

Nesta segunda, Lula também se encontrará com ministro das Relações Exteriores russo.

O colunista do g1 Valdo Cruz informou que, na opinião de diplomatas americanos, Lula se esqueceu do apoio dos EUA à democracia no Brasil e à própria eleição do petista na disputa com Jair Bolsonaro.

(Valdo Cruz/G1)

Últimas notícias