terça-feira, 27 de setembro de 2016

Reitor da Urca toma posse no Conselho dos Geoparks

Patrício Melo é reitor da Urca

O reitor da URCA, professor Patrício Pereira Melo, tomou posse como membro do Conselho de Geoparques Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A posse ocorreu durante o 1° UNESCO Global Geoparks Council (1º Conselho Global de Geoparques), evento ocorrido nos dias 24 e 25 de setembro, na English Riviera UNESCO Global Geopark, na cidade de Torquay.
O reitor, que já tem um trabalho desenvolvido à frente da coordenação executiva do Geopark e uma larga experiência em relação a outros Geoparks implantados no mundo, passa a ser um dos 12 componentes do conselho. Segundo ele, obter essa participação de destaque é graças à atuação da Universidade, ao longo dos últimos anos, e a dedicação de uma equipe, parceiros e governo, para o desenvolvimento de um projeto que tem sido vitorioso na região.
Desde novembro do ano passado que o Geopark Araripe passou a integrar o Programa da Rede Global, criado exclusivamente para atuar, por meio da Unesco, com políticas voltadas para esses projetos. Durante o evento serão realizadas ações como a eleição para Presidente, Vice- presidente e relator do Global UNESCO Geoparks; aprovação de regras de procedimento para o Conselho; workshops, missões de assessoria. UNESCO Global de Geoparques novas aplicações.
O professor ocupará uma função de membro em um órgão estratégico para os Geoparques do mundo inteiro. Como conselheiro, Patrício Melo, juntamente aos demais integrantes, deverá ajudar a avaliar novas nomeações recebidas dos Estados-Membros e reavaliar os Geoparques já existentes, além de ser responsável por tomar decisões sobre se as novas aplicações devem ser encaminhadas à diretoria executiva para aprovação. O papel do Conselho de Geoparques Mundiais é aconselhar o Diretor-Geral da Unesco na estratégia, planejamento e implementação de Geoparques em todo o mundo.
Geopark Araripe será contemplado com certificação Selo Verde, na Riviera Inglesa
(Assessoria da Urca)

Últimas notícias